O primeiro ponto é a economia. “É necessário criar um diálogo com a área econômica e avançar com o pacto federativo, com incentivos para a indústria e com posições muito claras em relação a cortes, custeio e investimentos”, disse.
Já na educação, Pinheiro destacou a prioridade definida pela presidente Dilma. “É preciso agora traduzir a ‘Pátria Educadora’ em ações dentro do Congresso”, apontou.
Outro destaque para Pinheiro é eleger com o Executivo as ações que o legislativo pode contribuir na área da Saúde, “como o fortalecimento da rede de atendimento para garantir na ponta a execução do programa Mais Médicos, seja com a destinação de mais recursos ou ainda a capacitação dos profissionais”.
Na segurança pública, ele acredita que é necessário definir como será patrocinado o diálogo com os Estados, dentro do cenário de a União absorver uma responsabilidade que hoje é dos Estados. “Como foi sinalizado pela presidenta Dilma, o governo federal pretende ampliar o combate ao crime e à violência em parceria com os demais entes federativos, fortalecendo a segurança pública. A partir daí, o Congresso Nacional também precisa dar sua contribuição, criando as condições para que isto aconteça”, destacou.
O quinto ponto é a reforma política. “É preciso trabalhar uma proposta que acabe com a reeleição e tente moralizar o financiamento das campanhas”, explicou.
Assessoria do senador Walter Pinheiro