Pinheiro discute ampliação da banda larga em lugares públicos

Pinheiro discute ampliação da banda larga em lugares públicos

Desde a última segunda-feira (27/02), em Barcelona (Espanha), o líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), participa do Congresso Mundial de Tecnologia Móvel, evento mundial que reúne 60 mil executivos de 1.500 companhias de quase todo o mundo. No evento, Pinheiro fez uma série de reuniões para conhecer soluções de expansão de banda larga para cidades e cobertura na zona rural.

Além de participar da conferência de abertura, onde são debatidas as tendências e novidades tecnológicas nas áreas de telefonia móvel e banda larga, Pinheiro se reuniu com empresas internacionais buscando ampliação das suas atividades no Brasil, a exemplo da Alcatel-Lucent, NEC, Nokia-Siemens e Huawei.

Com executivos da Nokia-Siemens, o parlamentar discutiu soluções para a implantação de cidades digitais, onde a conexão wireless é disponível para a população em praças e lugares públicos. “Também conversamos sobre as formas de ampliar a cobertura de banda larga com menores custos, além do uso da faixa dos 450 MHz para disponibilizar serviços de telecomunicações na zona rural”, disse Pinheiro. 

Nesta terça-feira, o senador acompanha o Fórum Governamental, realizado no Congresso de Tecnologia Móvel, ao lado do conselheiro da Anatel Marcelo Bechara. O evento discute experiências, políticas e a universalização da Banda larga.

Em viagem por diversos países da Europa desde o dia 17/02, o líder do PT tem visitado instalações de diversos seguimentos tecnológicos, em busca de parcerias e experiências bem sucedidas para o Brasil.

pinheiro1_2802Oportunidade

Em sua primeira parada, na Noruega, o senador visitou a Stavanger Acute Medicine Foundation for Education and Research (Safer), que é uma parceria entre a fábrica da Laerdal Medical e a Universidade e Hospital escola de Stavanger, que são especializados em treinamento de equipes de centros de emergência e defesa civil.

Para o senador, a Copa do Mundo de 2014 é uma oportunidade para o País iniciar o processo de implantação dos chamados centros integrados de emergência – que reúne, em um único número de telefone os serviços de polícia, bombeiros, saúde (Samu), defesa civil, alterações climáticas e trânsito. Ele também vem discutindo com o Governo Federal e no Senado, a criação de um programa nacional de centros de emergência.
 

pinheiro_2_2802Transferência tecnológica

Na Suécia, Walter Pinheiro visitou nos dias seguintes, o Centro de Emergências 112, localizado na cidade de Estocolmo. De acordo com Pinheiro, esse centro atende uma média de 3,5 milhões de chamadas por ano.

O senador também visitou o Parlamento sueco para debater a cooperação de transferência de tecnologia para centros de emergências e telecomunicações em áreas remotas. Ainda na Suécia, em Kista, o senador conheceu a tecnologia da internet de 450 Mhz, para comunicação e internet em áreas remotas e zonas rurais. De acordo com o senador, essa tecnologia proporcionará uma maior cobertura.

pinheiro_3_2802Saúde

No último dia 23, Pinheiro desembarcou em Melsungem (Alemanha), onde conheceu pesquisas com terapia celular, diálise e unidades de produção. Em busca de experiências na área da saúde, o senador visitou a cidade de Tuttlingen, ainda na Alemanha, onde, segundo ele, são produzidos mais de 50% do ferramental cirúrgico do mundo.

Pinheiro visitou ainda a empresa B. Braun, para conhecer suas instalações e tratar de acordos de cooperação tecnológica com a Bahia. A empresa fabrica máquinas de diálise, realiza pesquisas com terapia celular e produz materiais de higienização. “Dos 10 mil moradores da cidade, cinco mil trabalham na B.Braun,  o que comprova o potencial de geração de empregos que um pólo de produtos de saúde possui”, destacou o senador que pretende criar um parque tecnológico em seu estado.

Com informações da Assessoria do senador Walter Pinheiro 

Saiba mais
Visite o site da Congresso Mundial de Tecnologia Móvel

Para saber mais informações sobre a viagem do senador, acompanhe o twitter @pinheirosenador 

Leia mais
Pinheiro busca parcerias para centros de emergências no Brasil

Walter Pinheiro quer atrair empresas de terapia celular e diálise
 

Na Alemanha, Pinheiro discute cooperação tecnológica

Pinheiro participa de congresso sobre telefonia móvel e banda larga

To top