Pinheiro: é preciso fortalecer as economias regionais

Ele destacou trabalho da bancada baiana por emendas destinadas a obras e ações de infraestrutura.

Pinheiro: é preciso fortalecer as economias regionais

Em pronunciamento nesta terça-feira (27/11), no plenário, o senador Walter Pinheiro (PT/BA), defendeu o fortalecimento das economias regionais, como forma de levar desenvolvimento aos municípios. Pinheiro destacou o empenho da bancada baiana na busca pela liberação e aprovação de emendas ao Orçamento da União que possam incrementar obras e ações de infraestrutura nos municípios baianos, além de outras ações que poderão incrementar as economias locais.

O senador aproveitou para destacar evento realizado ontem, na cidade de Camaçari, onde ocorreu o lançamento da pedra fundamental da JAC Motors, que, segundo o petista, vai garantir a geração de novos postos de trabalho e incremento da economia regional. “Quando a gente leva uma indústria como essa a expectativa de produção, de geração de postos de trabalho sempre anima a todos, mas o desafio é a gente fazer o aproveitamento local. Isso é muito importante. Como atrair a pequena, a micro empresa para você aproveitar esse desenvolvimento, gerar oportunidade onde essas atividades centrais ou de maior porte elas estão se instalando. Então é importante a gente fazer isso de forma descentralizada, cobrindo o Estado como um todo, chegando a todas as regiões”, disse.

Pinheiro reforçou também a preocupação dos gestores municipais, na busca de apoio para garantir o incremento das economias locais. “Eu conversava ali, há pouco, com aquele que foi nosso companheiro aqui como Deputado Federal, Jonival Lucas, Prefeito de Sapeaçu e a preocupação dele é no sentido de buscar aqui um apoio para a gestão lá no seu município, e diversos prefeitos vão necessitar disso. A nossa obrigação é exatamente trabalhar, principalmente, preocupados com o desenvolvimento local, com a ajuda local, com a possibilidade de investimento local, para a gente dar vida ao povo no local onde as pessoas estão vivendo”, destacou.

Ele lembrou ainda do esforço que o Governador Jaques Wagner tem feito para dotar a Bahia de infraestrutura, com os centros de logísticas nas diversas regiões, projetos para se somarem a Ferrovia Oeste-Leste ao Porto Sul; projetos para atender a demanda da potencialidade mineral e agrícola.

FPE

O senado aproveitou para destacar as atividades que dependem do esforço da bancada dos parlamentares no Senado e na Câmara para garantir mais recursos para a Bahia e a manutenção de fontes de receitas, como o dinheiro que a Bahia recebe do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Pinheiro é relator da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), da propostas que altera as regras do FPE, conforme decisão do Supremo que determina que o Congresso trate das novas regras até o final deste ano, pois, caso contrários os estados podem ser penalizados com a não liberação dos recursos. Ele fechou hoje o texto que poderá levar o consenso para a aprovação da matéria e garantir os recursos aos Estados.

“Buscamos o ponto de equilíbrio entre os 27 Estados e abrimos uma regra de transição para permitir, nesses próximos cinco anos, que o Senado encontre a equação de maneira a atender a essa com inversão, com preocupação do desenvolvimento regional, com atendimento das questões sociais”, destacou.

A convivência com a seca

O senador Pinheiro também chamou a atenção para as ações de sociais como que interferem no dia-a-dia daqueles que sofrem e têm que conviver com a seca. São ações como o bolsa estiagem e o garantia safra que evitaram, por exemplo, ações de saques em supermercados, explicou Pinheiro, ao lembrar que apesar das questões climáticas que assolam o nordeste, hoje existem ações sociais que ainda permitem a convivência com a seca, sem o extremo desespero. “Todos nós aprendamos nessas lições, seja ou na seca ou na enchente de como lidar com essas alterações, mas, principalmente, como produzir políticas perenizadoras algo que a gente vá consolidando para melhorar cada vez mais a vida do sertanejo”, concluiu.

Assessoria de Imprensa do senador Walter Pinheiro

To top