Pinheiro elogia condução da economia frente à crise global

O senador destacou que o Brasil conta hoje com inflação sob controle, juros em queda e retomada do crédito, que dão novo alento à economia".

:: Da redação1 de dezembro de 2011 11:38

Pinheiro elogia condução da economia frente à crise global

:: Da redação1 de dezembro de 2011

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) elogiou, nesta quinta-feira (01/12), a boa condução da equipe econômica do Governo frente às ameaças da crise internacional. Ele citou o reconhecimento dos fundamentos da economia brasileira pela agência de classificação de riscos Standard & Poor’s ao elevar a nota de crédito soberano do Brasil.
Segundo o senador, a própria agência reconhece que a elevação da nota do Brasil ocorre devido às políticas econômicas adotadas pelo governo da presidente Dilma Rousseff.
Entre as ações adotadas pelo governo Dilma que conferiram maior solidez à economia brasileira, Walter Pinheiro destacou as medidas fiscais rigorosas e a forma como o Banco Central tem enfrentado as pressões.

“De acordo com a Standard & Poor’s, ao endurecer a política fiscal para combater a inflação, o governo brasileiro alargou o alcance do uso das ferramentas monetárias para influenciar a economia doméstica”, disse.

Na avaliação de Walter Pinheiro, a elevação da nota de classificação de risco pela agência ganha importância maior por ocorrer num contexto amplamente desfavorável para as maiores economias do mundo.

Atualmente no Brasil, afirmou o senador, a inflação sob controle, as taxas de juros em queda e a retomada do crédito estão dando novo alento à economia, “ancorada em um mercado interno forte e pujante”.

Com informações da Agência Senado

Leia mais:

O Brasil anda bem na contramão – Por Walter Pinheiro

Leia também