Walter Pinheiro: Este projeto transforma a Bahia num estado que coloca a estrutura urbana à serviço do cidadãoO senador Walter Pinheiro (PT-BA) participou, ao lado do governador Rui Costa e do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, entre outras autoridades, da inauguração, na manhã desta quinta-feira (23), da estação Bom Juá da Linha 1 do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas. Com a inauguração, o trecho da Linha I chegará a dez quilômetros, restando apenas dois quilômetros para agregar os passageiros da região de Pirajá.
Pinheiro destacou que vem atuando no Senado para viabilizar investimentos com recursos federais para que o governador Rui Costa possa anunciar a Linha 2, que vai chegar até Lauro de Freitas, passando pelo canteiro central da Avenida Paralela e fazendo também a integração com a Linha 1.
“Começamos a discutir no Senado da República, principalmente, a viabilidade pra gente tocar esta obra do metrô. Estamos numa batida enorme para transformar o que era uma historia de um metro calça curta, e a gente teve a oportunidade de debater esta questão em 2008. Hoje a gente vê a realidade que o metro não só ampliou a calça como já vai botando ate um paletozinho, uma gravata e, principalmente, vestindo um macacão, chegando em tudo o que é lugar dessa nossa cidade, sendo que a gente vai dar um passo mais além que é integrar a região metropolitana”, destacou.
Além do sistema metroviário, Pinheiro destacou o empenho do governo da Bahia em transformar o trem do subúrbio em Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), podendo fazer com que este sistema de transporte chegue até o município de Alagoinhas. “Com isso, a gente integra a cidade e devolve à região da Calçada o papel preponderante que sempre teve. Perdemos o comercio na calçada, perdemos as atividades econômicas do interior que chegavam via trem. Porém mesmo na crise nós vamos tocar este projeto para transformar Salvador, a Região Metropolitana e, claro, nossa Bahia num estado onde a mobilidade e a estrutura urbana seja colocada à serviço do cidadão, principalmente para seu uso, e depois pra gente ir agregando a questão das atividades econômicas.
A luta de Pinheiro por transporte sobre trilhos e por projetos de mobilidade na Bahia é uma importante marca de sua atuação política, principalmente a partir da sua passagem, em 2009, pela Secretaria estadual do Planejamento (Seplan). “Eu digo desde 2009 que Salvador foi transformando a região do Iguatemi num verdadeiro cotovelo. A cidade foi estrangulada no cotovelo. Este projeto que começou com o governador Jaques Wagner e que hoje vem sendo ampliado de forma acentuada no governo Rui Costa é pra dizer: nós temos que ter atividade em toda cidade e não ficar dependente de uma região”.
O senador também sugeriu a chegada de um parque de atividades econômicas para a geração de emprego e renda em bairros como Cajazeiras, Valéria e Calabetão. “Chega dessa historia da gente tratar esta cidade com duas bandas: de um lado mora aqueles que não têm acesso a nada e, do outro, as pessoas que ainda continuam tendo acesso a tudo. Portanto esta é a grande transformação que a gente experimenta neste quadrante da nossa história”, finalizou.
Com a inauguração da sexta estação do equipamento público, a Linha 1 do metrô passa a ter 9 km de extensão, ampliando também seu potencial de embarque. Com 5.150 metros quadrados de área construída, a nova estação beneficia cerca de 70 mil moradores dos bairros da Fazenda Grande do Retiro, São Caetano, Calabetão, Mata Escura, Arraial do Retiro, Barreiras e São Gonçalo.
Segundo Rui Costa, as obras do metrô prosseguem com investimentos feitos a partir de empréstimos tomados pela CCR Metrô Bahia, empresa da iniciativa privada que administra o equipamento em Salvador. “Em junho ou julho, será entregue a estação de Pirajá e, até 2017, teremos 41 km de metrô em Salvador”.
A nova estação é moderna e confortável e segue os padrões de acessibilidade com rampas, elevadores e escadas rolantes, piso-tátil e sinalização-tátil nos corrimãos das escadas. A nova estação também tem sanitários públicos feminino e masculino, e sanitários adaptados para pessoas com deficiência. As linhas 1 e 2 do metrô têm investimento total de R$ 3,6 bilhões do Governo do Estado, Governo Federal e concessionária CCR Metrô Bahia.
Da assessoria do senador Walter Pinheiro