Pinheiro participa de evento sobre internet e TIC nos Estados Unidos

:: Da redação5 de dezembro de 2011 16:17

Pinheiro participa de evento sobre internet e TIC nos Estados Unidos

:: Da redação5 de dezembro de 2011

Pelo segundo ano consecutivo, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) é convidado a participar de um fórum sobre internet e tecnologias móveis nos Estados Unidos que reúne especialistas, acadêmicos, representantes governamentais e executivos das maiores empresas que atuam na chamada era da convergência digital. O II Fórum Latino-Americano de Políticas Públicas para Internet, Comércio Eletrônico e Tecnologias Móveis acontece dias 5, 6 e 7 de dezembro em Miami, na Flórida.

O senador participa do primeiro dia como conferencista e retorna logo na terça, direto para Brasília, por conta, entre outras tarefas no Congresso, dos ajustes no PPA nacional, do qual é o relator.

Do seminário do ano passado para o de agora, Pinheiro leva na ‘bagagem’ a lei, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, que cria novas regras para o serviço de TV por assinatura, como a permissão da entrada das teles no mercado e estímulo à produção nacional nas grades de programação. Além de ter sido relator o Projeto de Lei (PLC 116/10) no Senado, Pinheiro acompanha a matéria desde seu mandato de deputado federal, quando contribuiu com o debate, inclusive na presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia daquela Casa.

Com o tema “Impacto Econômico, Social e Cultural no desenvolvimento da América Latina”, o evento tem como objetivo apoiar o crescimento do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na América Latina, assim como propiciar uma plataforma para discussão sobre o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas, e sobre os desafios legais advindos da inovação e de novas tecnologias.

O Fórum promove troca de experiências a partir de debates sobre tendências e inovações do setor na América Latina, envolvendo marcos regulatórios e tecnológicos. Com presença representantes do Google, Intel, MercadoLibre, Microsoft, Nokia, Research In Motion/BlackBerry e Yahoo, além de especialistas internacionais com ampla experiência em tecnologia, as discussões abordam temas como o futuro da internet e o papel das telecomunicações; o impacto das TICs na educação; aspectos de direitos humanos e sustentabilidade derivados das TICs; entre outros.

Um olhar diferenciado sobre o futuro, com margens para ganhos democráticos e sociais. É dessa maneira que Pinheiro encara os desafios da era digital. Considerado um especialista na área, o senador tem atuado para o desenvolvimento do setor, na democratização do acesso à internet e no uso de tecnologias móveis para acesso a serviços bancários, por exemplo.

O Fórum é uma realização da Federação Latino-Americana e do Caribe para o Comércio Eletrônico (eCOM-L@C) e a Americas Society/Council of the Americas (AS/COA).

Assessoria de Imprensa do senador Walter Pinheiro 

Leia também