Pinheiro prestigia lançamento de documentário

Pinheiro prestigia lançamento de documentário

A sessão do documentário Pela Primeira Vez, produzido e dirigido por Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante seus dois mandatos, marcou o retorno de Lula à Brasília. O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA) prestigiou o lançamento do filme, ocorrido na noite desta quarta-feira (25/04).

A presidenta Dilma Rousseff  e o ex-presidente e Lula chegaram juntos à premiére no auditório do Museu da República e foram recebidos com palmas pelo público. Lula e Dilma se mostraram especialmente comovidos com as cenas nas quais o ex-vice-presidente José Alencar aparecia. Ele faleceu em março do ano passado depois de uma luta contra o câncer.

“É um momento muito especial”, afirmou Dilma. O documentário exibe os últimos momentos do governo Lula e a posse de Dilma Rousseff. “É a primeira vez sucedendo o primeiro presidente com 87% (de aprovação)”, disse Dilma. “Se continuar assim, ela vai chegar a 87% no próximo mês”, emendou Lula.

Logo após o filme, o ex-presidente foi só elogios para sua sucessora. “Eu acho que tudo aquilo que a gente falava da companheira Dilma antes da campanha e depois da campanha era pouco diante do que ela está fazendo no Brasil”, disse Lula.

Para o ex-presidente, o conhecimento que Dilma acumulou nos oito anos de seu mandato como ministra a ajudou na gestão da Presidência da República. “Outro dia eu disse para a Dilma o seguinte: nunca na história do Brasil alguém chegou à presidência com um acúmulo de experiência como a Dilma chegou. A experiência de oito anos no meu mandato, a experiência no Ministério de Minas e Energia e, sobretudo, a experiência de coordenação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que eu tenho certeza que foi o curso de pós-graduação”.

Indagado se haveria alguma diferença a ser acertada entre as duas gestões, Lula elogiou a presidente. “Ela pode fazer mais, fazer melhor”. Dilma retrucou em seguida: “Não, não tem diferença (entre as duas gestões), nunca vai ter”.

Documentário
O filme, produzido em terceira dimensão (3D), documenta os últimos momentos de Lula como presidente da República e os primeiros de Dilma Rousseff no posto mais alto do País.

Com duração de 35 minutos, o media-metragem mostra em 3D os últimos dias do governo Lula, a posse da presidente Dilma Rousseff e o encontro, no Hospital Sírio-Libanês, do ex-presidente com o ex-vice-presidente José Alencar, que não pode participar da cerimônia de posse por lutar contra um câncer. Na primeira aparição de Alencar no filme, a plateia de cerca de 700 convidados aplaudiu entusiasmada.

A plateia, que lotou o auditório, viu o momento em que Lula passou a faixa presidencial a Dilma, a sua saída do Palácio do Planalto, a despedida junto ao povo aglomerado na Praça dos Três Poderes e a diplomação da presidenta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o primeiro discurso no Congresso Nacional.

Com informações de agências onlines

Foto: Ricardo Stuckert

To top