O PT foi o partido que liderou as votações em toda a Bahia nas eleições 2012. Foram 93 prefeitos eleitos e 44 vice-prefeitos, ficando à frente de todas as outras legendas. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) avaliou positivamente o desempenho do partido. Ele esteve envolvido nas campanhas desde o início, conciliando seu trabalho no Senado com visitas aos municípios, mais de 40, muitos deles ao lado do governador Jaques Wagner.
“O PT foi bem sucedido ao eleger uma base importante de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O resultado nas urnas demonstrou a força das propostas apresentadas e da parceria com os governos do Estado e Federal”. O senador se envolveu principalmente nos programas de governo das prefeituras, apresentando aos candidatos os principais eixos programáticos do Plano Plurianual 2012-2016, para que pudessem aproveitar as oportunidades de alinhamento.
As vitórias de destaque estão em dois importantes centros urbanos baianos, como as cidades de Camaçari, no primeiro turno e Vitória da Conquista, onde Pinheiro foi muito atuante e comemorou a vitória do petista Guilherme Menezes, que já governa a cidade e foi reeleito neste domingo com 56,29% dos votos.
Walter Pinheiro, também contribuiu com a orientação programática de diversos candidatos. Na capital, somou o time dos partidos que apoiaram a campanha de Pelegrino e teve importante destaque na virada para o segundo turno, já que iniciou na campanha com o candidato com apenas 13% das intenções de votos, conquistou a ida para o segundo turno e fechou a eleição com mais de 600 mil votos.
O senador, quando não podia marcar presença nos palanques, gravou inúmeros depoimentos, não só para os baianos, como para outros candidatos petistas no país, na condição de líder do PT no Senado.
Ao citar também a campanha de Nelson Pelegrino para a prefeitura de Salvador, o senador petista ressaltou o percentual de votos atingido pelo deputado baiano, mesmo com a derrota. “Não logramos êxito na eleição de Salvador, mas foi uma campanha recheada de vitórias, de conquistas. Nelson começou a campanha com os institutos de pesquisa apontando que ele teria somente 11% do eleitorado. Portanto, chegamos ao segundo turno, atingimos uma marca de mais de 46%. Foi uma campanha
Em discurso no plenário do Senado comemorou o desempenho nacional do PT. “Só perdemos para Minas em quantidade, mas, na proporção, é a maior vitória do PT em todo o Brasil, comparando número de prefeituras com o número de vitórias obtidas nesse pleito de
Informações da Assessoria de Imprensa do senador Walter Pinheiro