Pinheiro quer atuação conjunta de combate à espionagem

“Fere tratados internacionais, agride a
privacidade do povo brasileiro, viola os
direitos individuais e fere de forma
irreparável nossa estrutura como Nação”

Integrante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar as denúncias de que o governo dos Estados Unidos espionou milhões de emails e telefonemas no Brasil, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) cobrou nesta terça-feira (02), uma atuação de Estado sobre o caso. Até a presidente Dilma Rousseff e assessores próximos teriam sido vítimas da espionagem.

O caso veio a público de que o ex-funcionário da Agência de Segurança Americana (NSI),Edward Snowden, apresentou provas do monitoramento ocorrido ao jornalista Glenn Greenwald, do The Guardian. Segundo o jornalista, documentos em análise, que podem ser divulgados a qualquer momento, trazem informações estratégicas sobre a política e o comércio do Brasil.

Pinheiro chamou atenção para a gravidade do fato que, segundo ele, fere tratados e direitos internacionais. “Não acho que isso é uma ação para ser só empreendida ou desenvolvida ou enfrentada pelo Executivo ou pelo Legislativo, separadamente. Isso é uma matéria de Nação! Eu quero chamar a atenção para esta matéria que fere tratados internacionais, agride a privacidade do povo brasileiro, viola os direitos individuais e, portanto, fere de forma – eu diria – irreparável nossa estrutura como Nação”, reagiu.

Pinheiro ainda recordou que, na época da privatização das teles, apresentou requerimento denunciando a montagem de estrutura de espionagem mundial nos fóruns internacionais. “Apesar de muita gente me chamar de louco à época, dizendo que eu estava vendo chifres em cabeça de burro. Eu quero saber agora, dos que estão com os resultados dessas coisas, sobre o que efetivamente poderemos fazer daqui para frente”, afirmou ao defender atuações conjuntas com comunidade europeia e o MERCOSUL.

CPI

Durante a primeira reunião da CPI da Espionagem foi aprovado requerimento solicitando proteção da Polícia Federal para a Glenn Greenwald e seu companheiro, David Miranda, que vivem no Brasil. Greenwald falou à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) no início de agosto. Ele foi o responsável por expor programas secretos dos Estados Unidos com base em dados vazados por Snowden. David Miranda foi recentemente detido no Aeroporto de Heathrow, na Inglaterra. Ele teve telefone, computador, câmera e outros objetos pessoais apreendidos.

Também foi aprovado requerimento solicitando à Polícia Federal a disponibilização de assessores do órgão para auxiliar os trabalhos da CPI.

A presidente da comissão, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), comunicou que os integrantes da CPI terão em breve reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Os Ministérios das Comunicações e da Defesa, além da Procuradoria-Geral da República e da Agência Brasileira de Inteligência, também serão contatados pela CPI.

Assista ao vídeo completo do senador Walter Pinheiro

Leia mais:

O Brasil quer, em uma semana, explicações sobre denúncias de espionagem

Patriota envia pedido formal ao Reino Unido e cobra devolução de bens


To top