Pinheiro quer universidade no Oeste baiano

Walter Pinheiro está engajado no movimento pela implantação de um campus da Universidade Federal.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA), relator do Plano Plurianual – (PPA 2012-2015), está engajado no movimento pela implantação de um campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOBA. Na última quarta-feira, ele reuniu-se com prefeitos, vereadores e lideranças da região para discutir a implantação do campus e outras questões relativas ao PPA.

Pinheiro explicou que pretende incluir no PPA um novo campus da UFOBA, no município de Santa Maria da Vitória, na Bacia do Rio Corrente, e pólo de uma área que ainda não conta com instituições de ensino superior. “A ação beneficiará diversos municípios da região. A nossa expectativa é que até o início de novembro o Ministério da Educação apresente uma decisão”, informou o senador.

Ele destacou a importância da parceria com o MEC, já que o setor Educação será um dos que receberá maior destinação de recursos no PPA. “Por isso, acreditamos que o Executivo possa entregar o projeto com a inclusão do novo campus, garantindo a continuidade do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Superior, Profissional e Tecnológica, política iniciada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, disse o senador Pinheiro.

De acordo com a representante do Ministério da Educação, Dulce Cristão, também presente na reunião, 2013 será o ano previsto, para funcionamento da UFOBA. “Existe um processo de construção, instalação, definição de cursos. Tudo isso exige tempo”. Segundo ela, a UFOBA terá cerca de 750 técnicos, além de profissionais contratados por meio de concursos. Nos próximos anos vão ser 23 mil matrículas para os estudantes baianos.

Participaram também da reunião, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e os deputados federais Oziel Oliveira (PDT) e4 Ruy Costa (PT-BA).

Assessoria do Senador Walter Pinheiro

To top