Pinheiro ressalta importância do Porto Sul para a economia

O porto vai gerar mais de dois mil empregos diretos e indiretos na construção e 1.300 na operação.

A licença prévia expedida pelo Ibama para a construção do Porto Sul na região de Ilhéus, na Bahia, foi comemorada nesta terça-feira (20/11), pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA), no plenário. “Durante anos e anos a fio, nós batalhamos por isso e agora o povo da Bahia terá um investimento da ordem de 35 bilhões de reais para a construção do porto”, disse.

O documento é válido por dois anos e apresenta normas que vão servir de base para o projeto final do complexo portuário. O porto vai gerar mais de dois mil empregos diretos e indiretos, durante a construção, e mais 1.300 durante a operação. O empreendimento será o ponto final da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), obra do Governo Federal que ligará a cidade de Figueirópolis, no Tocantins, a Ilhéus, na Bahia.

Pinheiro lembrou que o Porto Sul será um novo e importante vetor de desenvolvimento da economia baiana. “Já fomos procurados ontem por uma empresa dessa área de oleoquímico, tentando se instalar na região, para potencializar mais a economia local, particularmente a cidade de Uruçuca”, informou.

Pinheiro informou ainda que quando estiver interligada ao Porto, a FIOL vai transportar algo em torno de 45 milhões de toneladas de cargas por ano: “Uma boa notícia para os baianos do sul e também para todo povo do Centro-Oeste brasileiro, que ganhará um ponto de chegada mais perto do mar, para também servir como um canal de escoamento da produção”, finalizou.

Assessoria de Imprensa do senador Walter Pinheiro 

To top