O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou definitivamente nesta quarta-feira (23/6), por 7 votos a 4, a suspeição do ex-juiz Sergio Moro na condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso do triplex do Guarujá.
Com os votos contrários dos ministros Marco Aurélio e Luiz Fux, proferidos na sessão desta quarta-feira, 23, o placar final fez justiça a longa batalha judicial travada pelo ex-presidente Lula para provar sua inocência e demonstrar a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro.
Finalmente concluída a votação sobre a suspeição de Moro: por 7 votos a 4, o Supremo Tribunal Federal reconheceu que o juiz foi parcial no caso Lula. A condenação injusta entra para a história como a maior farsa política deste país. Viva Lula!
— Paulo Rocha (@senadorpaulor) June 23, 2021
Os sete votos pela manutenção da decisão da 2ª Turma, a favor da suspeição, foram dos ministros Gilmar Mendes, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski e das ministras Rosa Weber e Cármen Lúcia.
Os votos contrários foram dos ministros Marco Aurélio, que havia pedido vista dos autos, e do presidente da Corte, Luiz Fux, o julgamento foi concluído em 7 x 4, além do relator, Edson Fachin, e Luís Roberto Barroso.
URGENTE!
STF termina julgamento e considera Moro suspeito por sua postura persecutória e parcial contra Lula, que já ganhou 14 dos 17 processos abertos contra ele. É a verdade sendo reestabelecida e a justiça sendo feita! Parabéns, companheiro @LulaOficial!— Gleisi Hoffmann (@gleisi) June 23, 2021