População do Acre é a mais satisfeita com a saúde pública

Pesquisa demonstra 74% da população aprova a gestão do SUS no estado.

Pesquisa do Ministério da Saúde aponta, pelo segundo ano consecutivo, que a população acriana está muito satisfeita com o sistema público no estado. Segundo os dados, a saúde pública do Acre é considerada a mais bem avaliada do país. A pesquisa do Ministério da Saúde mede o nível de satisfação das populações de todos os Estados brasileiros com os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Denominada “Painel de Satisfação com o SUS”, a pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que 37% dos acrianos avaliaram como “ótima e boa” a atuação do governo do Estado na área da saúde pública. Somando-se aos 37% dos que consideraram a atuação “regular”, a avaliação da atual gestão estadual da saúde foi aprovada por 74% da população acreana.

Segundo a pesquisa do Ministério da Saúde, o governo do estado do Amazonas apresentou a segunda melhor avaliação do país, com 33% de sua população considerando a gestão estadual “ótima e boa”, vindo, em seguida, os governos do Ceará, com 25%, e do Paraná, com 23% de aprovação.

Pela pesquisa, a avaliação do governo do Acre superou de longe as avaliações dadas aos governos dos grandes estados do país, que apresentaram percentuais de aprovação junto às suas populações bem inferiores aos percentuais dados à gestão pública acreana.

A saúde prestada pelo governo de São Paulo, por exemplo, foi considerada “ótima e boa” por 19% de sua população; a de Minas Gerais, por 24% de sua população; e a do Rio de Janeiro, por apenas 10%. A avaliação “ótima e boa” do Distrito Federal, que sedia a capital da República, foi de apenas 6%.

Somando-se a avaliação “ótima e boa” com a “regular”, a diferença da atuação do governo do Acre e a atuação dos governos dos maiores estados do país na área da saúde também foram significativamentes superiores. Enquanto o Acre apresentou 74% de aprovação geral, São Paulo apresentou aprovação de 60%; Minas Gerais, de 63%; e Rio de Janeiro, de apenas 48%. No Distrito Federal, a soma dos três conceitos foi de apenas 32%.

Na pesquisa que mediu o grau de satisfação de toda a população brasileira com o Sistema Único de Saúde (SUS), a população do Acre também foi a que mais bem avaliou a saúde pública do Brasil. Segundo a pesquisa, 8% dos acreanos consideram a saúde pública brasileira como “ótima e boa” e 50% como “regular”, resultando numa aprovação geral da ordem de 58%.

Em segundo lugar na avaliação da saúde pública do país ficou o Amazonas, onde 10% de seus habitantes deram o conceito de “ótima e boa” e 45% de “regular”, resultando numa avaliação geral de 55%. Em terceiro lugar ficou o Paraná, cuja população concedeu avaliação geral de 49%, com 12% de “ótima e boa” e 37% de “regular”.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

To top