Popularidade de Dilma reflete confiança da população, afirma Diniz

O SR. ANÍBAL DINIZ (Bloco/PT – AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srs. Senadores, telespectadores da TV, ouvintes da Rádio Senado, eu gostaria, nesta tarde de segunda-feira, de fazer menção a dois acontecimentos que julgo bastante importantes e que dizem respeito diretamente ao nosso fazer político, que, por isso, gostaria de compartilhar aqui no plenário do Senado Federal.
Ao mesmo tempo em que vou fazer um relato da nossa agenda cumprida no último final de semana no Estado do Acre, participando de agendas com o Governador Tião Viana, com o Vice-Governador, César Messias, ao mesmo tempo estando em visita aos Municípios de Senador Guiomar, Porto Acre, Sena Madureira e Rio Branco, onde a gente pôde fazer contato com lideranças políticas, conversar sobre as questões que dizem respeito às dificuldades e aos desafios que cada um dos gestores desses Municípios enfrenta, também a gente pôde conversar sobre as possibilidades e perspectivas para essas eleições de 2012, como está sendo pensado, quais as composições políticas possíveis de serem realizadas para tentar fazer com que esse processo eleitoral de 2012 seja um processo eleitoral que contribua para melhorar cada vez mais a vida das pessoas e para que sejam colocados em pauta projetos, discussões a respeito do futuro dos nossos Municípios.

Então, quero tratar desse assunto, que é relacionado a essa visita que fizemos no último final de semana ao nosso Estado, a agenda que cumprimos e, principalmente, também fazer referência à inauguração da unidade de produção, o nosso complexo industrial de piscicultura do Município de Bujari, que foi entregue pelo Governador Tião Viana na manhã de hoje.
Mas, antes de fazer referência a essa agenda no Acre, eu gostaria de fazer um registro especial para cumprimentar a nossa Presidenta Dilma Rousseff pelo novo recorde de aprovação de seu governo, como divulgado pelo instituto Datafolha, neste domingo.
O levantamento mostrou que a popularidade da Presidenta Dilma Rousseff bateu mais um recorde e é hoje avaliado como ótimo ou bom por 64% dos brasileiros, contra 59% de aprovação que ela teve em janeiro último. O atual índice representa uma taxa recorde para a administração de um Presidente com 15 meses de mandato. E mais: a aprovação da Presidenta Dilma ocorreu em quase todas as faixas de renda, idade e escolaridade. Segundo o próprio jornal Folha de S.Paulo, que publica a pesquisa Datafolha, trata-se de um recorde de popularidade sob dois aspectos: primeiro, porque é a mais alta taxa obtida pela Presidenta Dilma Rousseff desde a sua posse, em 1º de janeiro de 2011; segundo, porque essa é a maior aprovação para um Presidente com um ano e três meses de mandato já registrado em todas as pesquisas feitas pelo instituto Datafolha até hoje.
Além dos 64% de aprovação, ou seja, de eleitores que consideram ótima ou boa a administração da Presidenta Dilma, o levantamento mostra ainda que houve recuo na avaliação negativa do atual governo. Do total de entrevistados, 29% consideraram a administração Dilma regular e apenas 5% avaliaram como ruim ou péssima. Essas avaliações também recuaram. Em janeiro, o percentual de regular era de 33% – esse percentual reduziu agora nessa pesquisa para 29% –, e também o percentual de ruim/péssimo, que era de 6%, recuou para 5%.
Gostaria também de registrar um cumprimento especial ao ex-Presidente Lula, que, além da alegria que nos dá com a sua recuperação plena, tendo superado o câncer na laringe, também aparece muito bem avaliado nessa pesquisa. E a aprovação da Presidenta Dilma é crescente desde a primeira avaliação feita pelo Datafolha.
Além disso, a pesquisa decidiu incluir uma nova pergunta aos dois mil e quinhentos entrevistados que participaram do levantamento entre os dias 18 e 19 do mês de abril. A questão foi: quem deverá ser o candidato à Presidência em 2014, Lula ou Dilma?
Com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, 57% de todos os brasileiros de todos os Estados e do Distrito Federal ouvidos pela pesquisa responderam que seria o ex-presidente Lula. A Presidenta Dilma aparece com 32% dessas respostas.
É interessante notar que, segundo análise de parte da mídia, a pesquisa mostra que a Presidenta Dilma, com menos de dois anos de mandato, está tecnicamente empatada com Lula, dentro da margem de erro, quando se observam grupos considerados formadores de opinião e com renda mais alta.
Entre os eleitores com renda acima de dez salários mínimos, eleitores que teoricamente seriam mais refratários ao projeto político do PT, a Presidenta Dilma tem 48% contra 45% do Presidente Lula, o que pode ser considerado como empate técnico.
Também haveria empate técnico na comparação entre os entrevistados que têm escolaridade de nível superior: 42% votariam na Presidenta Dilma e 41% escolheriam o ex-Presidente Lula.
Entre os entrevistados com mais de dez salários mínimos de renda mensal, que representam 4% da população, a avaliação “boa ou ótima” da Presidenta sai de 53% para 70%, o que é um fato admirável.
Também entre a população mais pobre, aquela que tem renda de dois salários mínimos mensais, a avaliação positiva da Presidenta Dilma cresceu, saltando de 59% para 64%, na comparação com a última pesquisa.
Faço essa ressalva em relação a como os eleitores reagem aos nomes da Presidenta Dilma e do ex-Presidente Lula exatamente para chamar a atenção no sentido de que tanto a Presidenta Dilma se constituiu uma liderança reconhecida junto aos brasileiros como o Presidente Lula se mantém uma pessoa querida, respeitada e que conta com a intenção de voto, com o desejo de vê-lo na liderança do nosso País também. Então, é algo muito alvissareiro para nós do Partido dos Trabalhadores e para os partidos que integram o arco de aliança e dão sustentação ao Governo da Presidenta Dilma nesta Casa.
Então significa, em outras palavras, que o Brasil está sendo conduzido da forma correta e que, tanto o Presidente Lula, que passou oito anos na Presidência, quanto a Presidenta Dilma, que está agora com um ano e três meses, têm o respeito da sociedade e isso nos enche de orgulho.
Temos, com base nisso, uma confiança crescente no futuro e no desenvolvimento do País.
A pesquisa Datafolha revela que há uma expectativa positiva da população brasileira com o bom desempenho da economia nos próximos meses. Para 49% dos entrevistados, a situação econômica do País vai melhorar, contra 13% que afirmaram que irá piorar e 34% que disseram acreditar que a situação econômica permanecerá igual.
Uma perspectiva positiva da economia e as recentes ações tomadas pelo Governo indicam que a gestão Dilma já produz resultados práticos no cotidiano da população. No início do Governo da Presidenta Dilma, uma parcela da população manifestou o temor quanto ao crescimento da taxa de inflação. O recente levantamento mostra que essa avaliação já mudou. Em junho do ano passado, 51% dos entrevistados achavam que haveria alta dos preços. No mês de janeiro deste ano, esse percentual havia caído para 46% e, nesta última pesquisa, reduziu ainda mais para 41%.
O que se percebe hoje é um fato inédito: temos uma queda expressiva das taxas de juros, tanto da taxa Selic como das taxas cobradas pelos bancos para o crédito. A população sente mais confiança na força da economia e na própria perspectiva de aumento do poder de compra. Essa redução das taxas de juros é algo que está mexendo fortemente com a vida dos servidores públicos, principalmente aqueles que contrataram CDC salário, que fizeram endividamento junto aos bancos. Eles podem, neste momento, buscar caminho para renegociar suas dívidas com juros menores e, dessa forma, reduzir o comprometimento dos seus vencimentos com o pagamento das suas dívidas, e isso graças à decisão firme da Presidenta Dilma que tem, obviamente, plena aprovação da população.
A população sente mais confiança na força da economia e na própria perspectiva de aumento de poder de compra. Isso se reflete, por exemplo, na comparação dos quinze meses iniciais do Governo Dilma com os quinze meses iniciais da gestão dos ex-Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e de Fernando Henrique Cardoso. A presidenta Dilma tem 64% de aprovação, contra 38% de Lula (no primeiro mandato) e 30% de Fernando Henrique Cardoso. No mesmo período de seu segundo mandato, Lula alcançou 55% de aprovação.
Todos esses dados foram amplamente divulgados pela imprensa e são dignos de referência para que se reflita sobre como está o nosso País neste momento e principalmente sobre como a população brasileira está vendo, está sentindo o nosso governo, porque, muito além dos discursos catastróficos que apontam que o País estaria impregnado de problemas e não estaria caminhando, a demonstração do povo é de confiança, porque percebe que o crescimento do nosso PIB, ainda que pequeno em 2011, pouco menos de 3%, foi sustentável, sólido e com distribuição de renda. Isso é algo que contribui imensamente para essa avaliação positiva da nossa Presidenta Dilma, sem contar obviamente com a sua postura firme em relação a todas as denúncias que têm sido feitas quanto a qualquer desvio de conduta de qualquer um de seus colaboradores. A Presidenta Dilma não tem hesitado em fazer os reparos, as mudanças para que a população continue confiando no seu governo.
Então parabéns à Presidenta Dilma, parabéns a toda a equipe que contribui para que a nossa Presidenta tenha esse respeito da nossa sociedade.
O Sr. Mozarildo Cavalcanti (Bloco/PTB – RR) – Senador Abílio, V. Exª me concede um aparte quando entender conveniente?
O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco/PT – AC) – Por favor. Se for sobre esse assunto, concedo com muito prazer o aparte.
O Sr. Mozarildo Cavalcanti (Bloco/PTB – RR) – Quero cumprimentar V. Exª e dizer que tenho certeza de que os altos índices que a Presidente Dilma está atingindo se devem não só à sua forma de administrar corretamente, mas sobretudo à forma intransigente que tem adotado em relação ao que chama de malfeitos, que na verdade são os hábitos de corrupção arraigados profundamente na vida pública deste País. Ela tem adotado – o que não é fácil, diga-se de passagem – medidas duras em relação a isso. Inclusive, como já ressaltei em pronunciamento, a própria Secretária de Estado norte-americana em visita ao Brasil disse que a Presidenta Dilma tinha imprimido um exemplo de combate à corrupção que deveria ser seguido mundialmente. Realmente acho que esse é o grande feito. Ela tem mantido uma postura respeitosa em relação ao Poder Legislativo e ao Poder Judiciário. Agora mesmo, nessa questão da CPI que deve ser instaurada no Congresso Nacional, possivelmente depois de amanhã,
ela tem dito que não vai interferir nas questões do Legislativo – e faz ela muito bem, aliás tem demonstrado isso desde o primeiro momento. Eu quero, portanto, solidarizar-me com V. Exª e dizer que fico feliz e muito esperançoso de que a Presidente Dilma continue nessa linha, porque me lembro muito do discurso dela no primeiro dia, no Congresso Nacional, quando de sua posse. Na ocasião, ela disse que iria zelar por cada tostão que o brasileiro paga de imposto. Isso realmente é muito bom, principalmente considerando que, no dia 21, houve um movimento nacional de combate à corrupção, que nós tenhamos uma Presidente com essa postura realmente firme de não compactuar com qualquer tipo de desvio de conduta e de corrupção neste País.
O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco/PT – AC) – Muito obrigado, Senador Mozarildo. O aparte de V. Exª será incorporado com muito orgulho a este pronunciamento, exatamente porque ele vem corroborar com esse raciocínio que estamos desenvolvendo, no sentido de que o Brasil está no caminho certo e de que a população – o que é mais animador dessa informação – está percebendo e, por isso, deposita tanta confiança e esperança de que o Brasil vai continuar dando certo com a Presidenta Dilma.
Para concluir, Sr. Presidente, gostaria de fazer menção a agenda que cumpri no último fim de semana, no Estado do Acre, ao lado do Governador Tião Viana, do Vice-Governador César Messias e também de vários Prefeitos, do Prefeito Raimundo Angelim, de Rio Branco, onde participamos do Seminário destinado a avaliar como foram os oito anos de administração do Prefeito Raimundo Angelim e, principalmente, fazer um estudo aprofundado de quais passos a serem dados, em especial visando a construção de um plano de governo para os próximos quatro anos.
Esse foi um ato muito importante, acontecido no auditório da Secretaria de Educação do Estado do Acre, e representou só o início, porque agora as discussões de temas como saúde, educação, mobilidade urbana e todos os outros que dizem respeito à vida do Município vão começar, porque é lá que os problemas acontecem, e o período eleitoral de 2012 tem de ser muito bem aproveitado para debater os grandes temas que vão afetar os Municípios.
O Prefeito Raimundo Angelim deu informação muito interessante. Ele construiu o seu plano direcionado para o crescimento da cidade de Rio Branco. O seu planejamento urbano está bem avançado. Rio Branco é uma cidade premiada. Já mencionei, na semana passada, que a cidade recebeu o Prêmio Nacional Eco-cidade 2011, justamente por ter sido a que mais avançou na construção e na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ao mesmo tempo, ele também está tendo um cuidado muito grande com relação à proteção
Justamente por ter sido a cidade que mais avançou na construção e na implementação da política nacional de resíduos sólidos e ao mesmo tempo ele está tendo um cuidado muito grande com relação à proteção e à utilização adequada do aquífero de Rio Branco, principalmente no segundo distrito e ele está com um estudo concluído justamente para oferecer ao futuro administrador no sentido de resolver, se não em definitivo, mas pelo menos dar um grande passo para solucionar o problema da água em Rio Branco, que é algo muito sentido por toda a população.
Estivemos, também, no Município de Senador Guiomar, onde fizemos reuniões muito interessantes com a comunidade e tivemos com dirigentes do PSB. Fomos recebidos pela ex-Deputada Dinha, com o seu esposo Marisia. Fomos recebidos pelo André Maia, que é o candidato já da unidade da Frente Popular em Senador Guiomar. Estivemos em Porto Acre com o Prefeito Zé Maria. Porto Acre é uma cidade com uma população pequena, mas de uma extensão territorial muito grande e com muitos problemas. O prefeito tem que administrar quatro núcleos urbanos separados e esses núcleos com muitos problemas, com poucos recursos e precisa permanentemente da atenção do Governo do Estado, do Governo Federal e também da nossa ação parlamentar, buscando os apoios necessários para que as coisas aconteçam.
Estivemos, também, em Sena Madureira, onde pudemos fazer uma visita ao Pe. Paulino, que é uma pessoa muito importante para todos nós, não só de Sena Madureira, mas de todo o Vale do Acre, porque tem dado uma contribuição excepcional. Esteve doente há alguns dias mas já está em recuperação. É uma pessoa de 86 anos e que continua com o mesmo ânimo para refletir sobre os problemas da comunidade, apresentar proposições, apresentar sugestões. Então está discutindo todos os problemas da comunidade, inclusive a definição das candidaturas que vão estar à frente nessas eleições de 2012 lá em Sena Madureira.
Po
r último, na cidade de Rio Branco, vale ressaltar que, no último sábado, foi definida a chapa que vai disputar pela Frente Popular do Acre a eleição à Prefeitura de Rio Branco, com o engº Marcos Alexandre e o professor, educador, Márcio Batista. São dois jovens talentosos, de grande responsabilidade e de grande respeitabilidade, que vão representar a Frente Popular nessa disputa à Prefeitura de Rio Branco, que é a capital do Estado do Acre, a cidade mais importante, onde
as políticas públicas servem de uma espécie de protótipo para serem implementadas também nos demais municípios. Então a cidade de Rio Branco ela serve como uma espécie de piloto de políticas públicas para as demais cidades do Acre e por isso a gente dá uma atenção tão especial a esse processo sucessório que vai acontecer agora em 2012 na cidade de Rio Branco. E temos agora definido essa dupla de um engenheiro civil e um educador para compor a chapa de prefeito e vice ao município de Rio Branco, nossa capital.
E por último, quero fazer um cumprimento especial ao Município de Bujari, aonde o Governador Tião Viana fez a entrega, juntamente, com o vice-governador César Messias, da indústria da piscicultura. Hoje em Bujari essa indústria vai mobilizar fortemente toda a economia da piscicultura daquele município. Bujari já se destaca por ser um dos principais centros produtores de peixe hoje no Acre. E com essa indústria inaugurada hoje a tendência é ter um crescimento muito maior.
Estou também inscrito para um relato maior dessas ações na sessão de amanhã e a gente vai utilizar um tempo maior, amanhã, para fazer um relato um pouco mais aprofundado dessas ações que estão acontecendo a partir dessa experiência da Frente Popular do Acre no nosso Estado. E o fundamental é que a gente tem colocado como centro de todas essas discussões para ter continuidade o avanço iniciado com Jorge Viana, com Binho e agora com o Governador Tião Viana, é a gente solidificar a unidade. Porque quando há consenso, quando há construção de consenso a gente pode avançar com grandes realizações. E isso ter acontecido em boa parte dos municípios do Acre e estamos muito esperançosos de que essa defesa da unidade vai ser a marca fundamental da Frente Popular do Acre, nessas eleições de 2012.
Muito obrigado. 

To top