#LulaPeloBrasil

Por que Lula está visitando os museus de Jango e Getúlio?

Getúlio Vargas, João Goulart, Lula e Dilma Rousseff só fizeram crescer os direitos trabalhistas
Por que Lula está visitando os museus de Jango e Getúlio?

Foto: Ricardo Stuckert

Chega ao município de São Borja (RS, 594 km de Porto Alegre), nesta quarta-feira (21), a caravana de Lula pelo Brasil. Por lá, irá visitar os museus e os túmulos de Getúlio Vargas e João Goulart, ex-presidentes do Brasil que são naturais daquela cidade, no terceiro dia da quarta etapa da caravana que faz atualmente pelos três estados do sul do País.

Os dois gaúchos fizeram carreira no antigo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), cujas lideranças históricas fundaram, na década de 80, o PDT (Partido Democrático Trabalhista), de Leonel Brizola. Getúlio, Jango e Lula, para além de serem ex-presidentes da República, têm uma marca indelével em comum: a consolidação, a defesa e a ampliação dos direitos do trabalhador.

Em 2008, o governo de Lula instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. No mesmo ano, criou o  Programa Empresa Cidadã, que amplia a licença maternidade de quatro para seis meses, dando incentivo fiscal às empresas que aderem. No ano seguinte, sancionou a Lei 12.353/10, que assegura a participação dos empregados nos conselhos de administração das empresas públicas e sociedades de economia mista.

Confira a íntegra da matéria

To top