Portal da Transparência informará gastos de toda a administração pública

Em seis meses todos os órgãos públicos deverão informar seus gastos: licitações, obras, despesas, convênios… O Portal da Transparência permite ao cidadão acompanhar as transferências feitas pela União a estados, municípios, instituições privadas

O Portal da Transparência, do Governo Federal, permite ao cidadão acompanhar as transferências feitas pela União a estados, municípios, instituições privadas e às pessoas que recebem benefícios como Bolsa Família e Seguro-Defeso.

“O portal informa os gastos do Poder Executivo Federal, com a contratação de obras, compras governamentais, diárias pagas a servidores, dentre outros, além de permitir consultar os convênios que o governo federal assina com entidades municipais, estaduais ou privadas. E se você se cadastrar, gratuitamente, por meio do formulário eletrônico disponível no Portal da Transparência, ficará sabendo por e-mail, automaticamente, sempre que forem feitos novos repasses federais para seu município”, explicou a presidenta Dilma Roussef em sua coluna “Conversa com a Presidenta”, publicada nesta terça-feira.

O Portal da Transparência foi criado pelo ex-presidente Lula em 2004 e é coordenado pela Controladoria-Geral da União. E agora, segundo a presidenta Dilma, com a aprovação da Lei de Acesso a Informações Públicas, todos os órgãos dos governos federal, estaduais e municipais, do Legislativo e do Judiciário deverão, em seis meses, colocar à disposição do cidadão informações completas sobre sua atuação, contratos, licitações, gastos com obras, repasses ou transferências de recursos na Internet, além de criar um Serviço de Atendimento ao Cidadão.

“Nós defendemos a transparência e o acesso à informação, Yago, pois são formas de controle da sociedade sobre as ações dos gestores públicos.”

Com informações do Blog do Planalto

To top