Portal do Planalto noticia e detalha as principais ações governamentais

Sociedade pode acompanhar o dia a dia do governo, fazer perguntas para a presidenta e compartilhar informações

O Portal do Planalto, que há um mês está com novo formato, oferece informações que buscam atender aos múltiplos interesses da sociedade, de forma transparente e objetiva. O cidadão tem acesso ao universo do governo federal e dos agentes que o compõem, além de notícias e detalhes das principais ações governamentais em formato multimídia.

Ao acessar o portal, os internautas podem acompanhar o dia a dia do governo federal por meio do Blog do Planalto, fazer perguntas diretamente para a presidenta por meio do Fale com a Presidenta e compartilhar informações com os perfis da Presidência da República nas redes sociais, Twitter, Flickr e Youtube. O público pode acompanhar também transmissões em tempo real das cerimônias ao clicar em um link, que o direciona para a TV NBR, localizado na página principal.

O cidadão pode acompanhar as rotinas e os compromissos das autoridades do governo, conferir – por meio de textos, áudios e vídeos – discursos e entrevistas e, ainda, observar fotografias dos principais eventos.

No acervo de documentos, é possível pesquisar as biografias da presidenta Dilma Rousseff, do vice-presidente Michel Temer e dos ministros; saber as atribuições de cada um deles; informar-se sobre os símbolos nacionais e as residências oficiais; e, também, consultar toda a legislação brasileira – incluindo a Constituição Federal de 1988, leis, códigos, propostas de emenda à Constituição, decretos e medidas provisórias, entre outros.

Atividades presidenciais – No portal, há uma área específica em que está compilado todo o material de apoio das atividades presidenciais, como agenda oficial, releases para a imprensa e notas oficiais. Neste espaço, pode-se recuperar entrevistas especiais, como os programas radiofônicos Café com a Presidenta e Bom Dia Ministro e a coluna Conversa com a Presidenta, publicada semanalmente. Há também uma lista com os nomes e contatos da Secretaria de Imprensa da Presidência da República e das assessorias de comunicação de todos os órgãos do governo federal. Ainda neste local, os profissionais da imprensa podem se informar e credenciar para a cobertura jornalística de eventos e viagens presidenciais. 

Biblioteca – O Portal do Planalto também dá acesso à página eletrônica da Biblioteca da Presidência da República. Especializada em Ciências Sociais, com ênfase em Direito, a Biblioteca reúne um acervo de 42 mil itens, três mil discursos de presidentes e 5,4 mil normas inferiores indexadas. Na página, o cidadão pode ter a acesso à legislação que determinou a criação e a função dos ministérios e das secretarias, além da biografia, discursos, mensagens ao Congresso dos ex-presidentes do País e a composição dos ministérios.

Portal do Planalto

To top