O Portal do Software Público está entre as iniciativas finalistas do 16º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. O concurso é uma iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Esta edição também conta com apoio da Embaixada da França, da Agência de Cooperação Técnica Alemã – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) – da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Embaixada Real da Noruega. Das 111 experiências inscritas no certame, foram selecionadas 20 para a final.
Estar entre os 20 finalistas desta 16ª edição do prêmio é motivo de satisfação para o diretor do departamento de integração e sistemas de informação, Corinto Meffe. “É muito gratificante perceber que o projeto está selecionado dentre as propostas que foram encaminhadas”, exalta.
O Portal do Software Público Brasileiro, criado em 2007, é um modelo de disponibilização e de gestão das soluções desenvolvidas na Administração Pública e sua rede de parceiros. No portal são disponibilizadas diversas ferramentas que podem ser úteis aos mais diferentes órgãos públicos e também à sociedade. O objetivo desta ação é reduzir custos, aprimorar os aplicativos disponibilizados e, consequentemente, melhorar o atendimento à população.
De acordo com Meffe, o portal é uma rede colaborativa de produção, gestão de conhecimento, racionalização de recursos e um conjunto de oportunidades que são geradas para o mercado. “Em torno da proposta do software público nós temos um grande ecossistema de produção colaborativa de soluções informatizadas”, explica.
A fase final do concurso envolve visitas do comitê técnico às experiências escolhidas. O relatório das visitas auxiliará a definição das ações inovadoras vencedoras. A 16ª edição premiará 10 práticas.
A premiação envolve visitas técnicas internacionais à França, à Alemanha (ou a um país que tenha cooperação técnica com este país), à Noruega e a países da África ou América do Sul. Além disso, serão ofertados cursos da ENAP – entre os quais o de Especialização em Gestão Pública –, assinatura da Revista do Serviço Público, publicação dos relatos em livro, certificado e Selo Inovação. A solenidade de premiação está prevista para março de 2012.
Premiações – A importância do Portal do Software Público já foi reconhecida em outras quatro premiações, sendo duas nacionais e duas internacionais. A última ocorreu no Prêmio e-GOV 2011, na categoria de e-Administração.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão