Portela comemora os 122 anos do município de Boa Vista

A senadora destacou o crescimento da cidade, um centro acadêmico da Região Norte de ensino superior.

Em pronunciamento nesta segunda-feira (09/07), a senadora Ângela Portela (PT-RR) parabenizou Boa Vista, capital de Roraima, pela passagem dos 122 anos de emancipação do município. A senadora disse que Boa Vista é uma cidade bonita, jovem, em plena ascensão e desenvolvimento, que conta hoje com 320 mil habitantes.

A senadora disse que, embora pouco conhecida no resto do país, Boa Vista em uma relevante historia no cenário nacional, que remonta ao final do século 17, quando a Coroa portuguesa percebeu a importância da ocupação da região.

Àquela época, explicou a senadora, a região era disputada por espanhóis, holandeses e ingleses, que começaram a ocupar o norte da América do Sul a partir do Caribe.

Nos últimos dez anos, afirmou, Boa Vista cresceu muito e rapidamente, tornando-se um grande centro acadêmico da Região Norte, com o total de nove instituições de ensino superior, sendo quatro públicas.

Em 1988, a promulgação da Constituição, que alçou o ex-território federal de Rio Branco à condição de estado, elevou o fluxo migratório à região, em razão da realização de concursos públicos para diversas categorias profissionais.

Em breve, informou Ângela Portela, Boa Vista contará com um teatro municipal com capacidade para 1.200 pessoas, e ainda com um central de distribuição de alimentos (Ceasa), que favorecerá a comercialização da produção dos pequenos agricultores familiares.

Agência Senado

Leia a íntegra do discurso da senadora Ângela Portela 

To top