O dia mais esperado dos últimos quatro anos chegou com uma grandiosa festa popular em Brasília, palco da histórica posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Tomada por uma multidão de vermelho, a Esplanada dos Ministérios reuniu milhares de brasileiros e brasileiras, em Brasília, no dia 1º de janeiro de 2023. Centenas de milhares de pessoas marcaram presença no Festival do Futuro desde o início da manhã até a madrugada desta segunda, dia 2.
A celebração pela vitória da democracia e pela prosperidade do Brasil iniciou com um Cortejo Abre-Alas de diversos grupos populares de Brasília. Artistas de blocos de Carnaval, de fanfarras e grupos de percussão abriram a programação de 12 horas de festival.
O Cortejo do Futuro iniciou às 10h da praça de alimentação, seguido do espetáculo ‘Brasília, Capital de Todos os Ritmos’, que aconteceu no palco Elza Soares.
Em uma hora de manifestação, os artistas apresentaram culturas populares e tradicionais brasileiras em múltiplas manifestações como o toré, o bumba meu boi, o afoxé, maracatus, fanfarras, violeiros, grupos de capoeira, samba rural, blocos de frevo, blocos de Carnaval, blocos Afros, povos originários, povos de matrizes africanas e fazedores de culturas populares.
Festas e cortejos populares são formas de manter vivas as características de uma região, de um povo, de um país. Compreender e celebrar a diversidade da nossa cultura foram os objetivos no cortejo e nos espetáculos durante o dia.