Pré-sal: produção de petróleo e gás registra novo recorde

A produção média de petróleo e gás na camada pré-sal registrou um novo recorde em setembro deste ano. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (08/11) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foram produzidos 220,1 mil barris de óleo equivalente por dia, sendo 182,6 mil barris de petróleo e 5,9 milhões de metros cúbicos de gás natural. Houve crescimento de 8,3% em relação ao mês anterior, quando a produção também foi recorde. É o terceiro mês consecutivo que a produção média do pré-sal fica acima de 200 mil barris de óleo equivalente por dia (Mboe).

Três novos poços entraram em produção em reservatórios do Pré-sal no campo de Baleia Azul, operado pela Petrobras. Um deles já está entre os 30 maiores produtores, com uma média de produção de 15,6 mil de barris de óleo equivalente por dia. Dentre os treze poços produtores do Pré-sal, oito figuram nessa lista. Os outros dez poços estão localizados nos campos de Jubarte (1), Lula (5), Caratinga e Barracuda (1) Marlim Leste (1), Marlim e Voador (1) e Barracuda (1). A produção média do pré-sal registrou um novo recorde, com 182,6 Mbbl/d de petróleo e 5,9 MMm3/d de gás natural, totalizando 220,1 Mboe/d, o que corresponde a um aumento de 8,3% em relação ao mês passado.

A produção média de gás natural no Brasil em setembro ficou em aproximadamente 71,7 milhões de metros cúbicos por dia (MMm3/d), com aumento de 9,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. O maior produtor foi o campo de Manati, na Bacia de Camamu (litoral da Bahia), com produção média diária de 6,7 milhões de metros cúbicos. O aproveitamento de gás natural na fase de produção foi de 94%. A produção média total de petróleo no Brasil em setembro foi de aproximadamente 1.924 Mbbl/d, queda de 4% se comparada ao mês anterior. O campo de Marlim Sul, na bacia de Campos, foi o que mais produziu petróleo e o segundo maior produtor de gás natural, com média de 318,1 Mboe/d.

De acordo com a ANP, 89,9% da produção de petróleo e 76% da produção de gás natural foram explorados de campos marítimos, sendo que 93,7% da produção de petróleo e gás natural foram extraídos de campos operados pela Petrobras. Dentre os 20 maiores campos produtores de petróleo e gás natural, 2 são operados por empresas estrangeiras: Statoil (Peregrino) e Shel (Ostra). O campo de Baleia Azul, que iniciou a produção neste mês, teve média de aproximadamente 23,6 Mboe/d.

A produção de petróleo e gás natural em setembro foi obtida entre 9.059 poços, sendo 778 marítimos e 8.281 terrestres. A plataforma P-56, no campo de Marlim Sul, foi a que mais produziu, com média de 144,4 Mboe/d. O grau API médio do petróleo produzido em setembro foi de aproximadamente 24,1º, sendo que 9% da produção é considerada de óleo leve (>= 31º API), 56% de óleo médio (>= 22º e <31º API) e 35% de óleo pesado (<22º API).

O grau API foi criado pelo American Petroleum Institute, para ser medir a densidade relativa do óleo em graus. O petróleo leve, mais fácil e atrativo para as refinarias, possui grau maior que 30º. O petróleo médio tem uma graduação API de 22 a 30º. Já o petróleo pesado, mais viscoso, tem grau de API menor que 22º e o extrapesado possui API menor que 10º.

Para mais informações, acesse o boletim da produção de setembro no link: http://www.anp.gov.br/?pg=62026

Com informações da ANP

To top