Pré-sal: Wellington chama para o dia da partilha democrática

O Fórum dos Governadores e entidades municipais estão organizando uma grande mobilização - o Dia Nacional de Manifestação pela Distribuição Democrática dos Royalties do Petróleo em Mar – em data a ser unificada num encontro de lideranças da Câmara e do Senado, no dia 18 de novembro.

Pré-sal: Wellington chama para o dia da partilha democrática

 

 

 

Segundo ele, os royalties ou participação especial, no pré-sal ou pós-sal, licitados ou por licitar, devem ser distribuídos para todos os Estados e todos os municípios. “E esta é a posição firme de 24 estados brasileiros e seus municípios. Essa proposta aprovada é resultado de amplas discussões realizadas”, acrescenta.

Wellington Dias lembra que há uma regra de transição que está sendo aperfeiçoada na Câmara, que busca evitar o desequilíbrio do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. “Se tem mobilização de quem quer ficar com 80% do que é de todos, maior ainda será a mobilização de 90% do povo brasileiro, que não aceita mais essa injustiça. Chega! O petróleo em mar é nosso e os royalties também”, afirmou Wellington.

A previsão é de votar o projeto na Câmara com a urgência pedida pelos parlamentares – como foi feito no Senado – na semana seguinte ao feriado. A manifestação nos 24 estados brasileiros deve ocorrer entre os dias 22, 23 e 24 de novembro.

Fonte: Assessoria de Imprensa do senador Wellington Dias

To top