Preço do combustível no Acre preocupa Aníbal Diniz

Enchentes do Madeira desestabilizaram preços, mas não justificam aumentos abusivos, afirma senador

Preço do combustível no Acre preocupa Aníbal Diniz

Aníbal: preços do combustível em Cruzeiro do Sul
não se justificam

A alta nos preços do combustível em algumas cidades do Acre chamou a atenção do senador Aníbal Diniz (PT-AC), que visitou o interior do estado com acompanhado do senador Jorge Viana (PT-AC), no último fim de semana. Apesar de reconhecer que o preço elevado ainda é reflexo do isolamento provocado pelas cheias do Rio Madeira, Aníbal considera que há casos em que a cobrança está sendo abusiva.

 “Tivemos a BR-364 interditada por conta da enchente do Rio Madeira, e o transporte de combustível para abastecer o Acre tem se dado, basicamente, nos últimos 60 dias, através de Cruzeiro do Sul, porque há um porto no Rio Juruá, que permite a chegada de grandes embarcações. E, para nossa surpresa, mesmo o combustível sendo levado inicialmente para Cruzeiro do Sul e depois distribuído para Rio Branco, o preço do litro continua pelo menos 20% mais caro em Cruzeiro do Sul do que em Rio Branco”, destacou o senador.

A situação também já foi considera alarmante pelo vereador petista Valdemir Neto, que organizou uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul para discutir o tema. “Fazemos um debate interessante com a comunidade, os representantes dos consumidores, pedindo e exigindo uma explicação e uma tomada de posição da Petrobras”, recordou Valdemir.

Na tentativa de produzir uma solução mais rápida, Aníbal Diniz sinalizou que irá procurar pessoalmente as autoridades responsáveis pelo abastecimento de combustível do interior do Acre. Afinal, o alto custo da gasolina no Acre é recorrente. Antes das cheias, a Petrobras Distribuidora justificava a diferença de preço do litro praticado em Rio Branco e Cruzeiro do Sul pela distância e pelo custo a mais do transporte desse produto até Cruzeiro do Sul.

“Deveremos encaminhar para as autoridades competentes, porque não se justifica Cruzeiro do Sul ser o porto de recepção do combustível que abastece o Acre e ter um preço para o litro do combustível acima do que é praticado em Rio Branco”, afirmou Aníbal.  

Além de Cruzeiro do Sul, o senador visitou os municípios de Sena Madureira, Feijó, Tarauacá e Rodrigues Alves. A viagem foi realiza pela BR-364, que já está com o tráfego liberado após a redução dos níveis do Rio Madeira e por onde trafega o combustível que chega a Cruzeiro do Sul e que depois seguem carretas até a capital acriana Rio Branco.

Com assessoria do senador Aníbal Diniz
 

Leia mais:

Aníbal defende maior presença de mulheres nos parlamentos

Aníbal reforça que haitianos têm liberdade para ir e vir

To top