preço do gás

Preço do gás não vai cair para para os consumidores, alerta Jean

Senador ressaltou que a nova Lei do Gás só ganhou impulso a partir da privatização da malha de gasodutos da Petrobrás
Preço do gás não vai cair para para os consumidores, alerta Jean

Foto: Alessandro Dantas

O senador Jean (PT-RN) alertou, nessa quinta-feira (10), que o PL 4476/2020 que propõe alterações no mercado de gás natural não reduzirá imediatamente o preço do gás para os consumidores. A proposta foi aprovada pelo plenário do Senado.

O parlamentar ressaltou que a nova Lei do Gás só ganhou impulso a partir da privatização da malha de gasodutos da Petrobrás e da retirada progressiva da participação da estatal nas companhias estaduais de distribuição de gás natural canalizado. Em 2018, o governo iniciou o processo de venda da infraestrutura de dutos da Petrobras, incluída a malha Sudeste, que era administrada pela Nova Transportadora do Sudeste – NTS e da malha Nordeste, que era administrada pela Transportadora Associada de Gás – TAG.

“Se a Petrobras continuasse operando essas malhas, não teríamos esse mesmo empenho para aprovar essa matéria. Como os compradores da NTS e da TAG vão ter que recuperar seus investimentos, não teremos uma redução das tarifas de gás para os consumidores. Ao contrário, as tarifas devem aumentar a partir do momento em que os contratos a preços antigos terminem”, lembrou Jean, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras.

O parlamentar criticou ainda as iniciativas do governo Bolsonaro para reduzir a participação da Petrobras no mercado de gás. Até 2018, a estatal detinha cerca de 93% da infraestrutura de dutos no país. A intenção do atual governo é de que a empresa fique com até 50% da malha e nenhuma participação nas distribuidoras estaduais. “Querem quebrar a hegemonia da Petrobras no mercado de gasodutos no país. Esse serviço é essencial para o Brasil e para o setor industrial”, advertiu.

Confira a íntegra da matéria

To top