carestia

Preço dos alimentos sobe quase 15% em doze meses

Segundo o IBGE, inflação do segmento alimentos e bebidas acumula alta de 14,72% nos últimos 12 meses. Em julho, 12 dos 13 itens da cesta básica subiram
Preço dos alimentos sobe quase 15% em doze meses

Foto: Agência PT

O preço da comida não para de subir no país, e a inflação de alimentos e bebidas já se aproxima dos 15%, mostram dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na terça-feira (9).

Embora Jair Bolsonaro tente convencer a população de que a deflação registrada no IPCA em julho seja um sinal de que a economia está melhorando, o dia a dia da população mostra o contrário.

Tanto que dos nove segmentos analisados para calcular a inflação, apenas dois (habitação e transportes) apresentaram queda nos preços, puxados pela redução dos combustíveis e da energia elétrica.

Os outros sete (alimentação e bebidas, artigos de residência, vestuário, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, educação e comunicação) subiram, sendo a maior variação justamente nos alimentos: 1,30%.

Com isso, o segmento alimentação e bebidas já registra um aumento de 14,72% nos últimos 12 meses (veja gráfico abaixo), alta bem maior que os 10,07% da inflação geral.

Confira a íntegra da matéria

To top