Prefeito de Uberlândia busca parcerias em seis áreas prioritárias

O ex-deputado federal Gilmar Machado, eleito prefeito de Uberlândia pelo Partido dos Trabalhadores, afirmou na tarde desta terça-feira (29), que, antes de vir à Brasília para participar do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, definiu com o seu secretariados municipal seis áreas específicas que necessitam de ações imediatas na cidade. A área de saúde é uma delas, antes mesmo das demandas de segurança. Em entrevista ao site da Liderança do PT no Senado, Gilmar Machado contou um pouco da estratégia que adotou para sair com soluções do encontro promovido pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

 

PTnoSenado – Como está sua participação no Encontro de Novos Prefeitos e Novas Prefeitas e qual sua avaliação das atividades?

Gilmar Machado – Esse encontro é uma grande oportunidade para os novos prefeitos e prefeitas. São 28 ministérios com estrutura para orientação.  Agora, não adianta ficar andando nos 28 ministérios, senão a gente fica perdido pelo volume de informações disponíveis. Em Uberlândia, definimos seis áreas como prioritárias e trouxemos os respectivos secretários municipais. Eles estão aqui, cuidando do Programa Minha Casa Minha Vida, do PAC Mobilidade, porque nos interessa fazer os corredores de ônibus na cidade, e temos secretários nas áreas de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.

PTnoSenado – Essas são as áreas prioritárias do início de seu mandato?

Gilmar Machado – Nós estamos, cada secretário na sua respectiva área, buscando todas as informações que podemos obter os recursos necessários, onde o objetivo maior é levar desenvolvimento para nossa cidade. No primeiro momento, não adianta você querer pegar tudo, porque não tem jeito. Por isso, estamos focados naquilo que queremos, nas políticas públicas que interessam para Uberlândia. Com o passar do tempo vamos dominando e conhecendo outras áreas onde podemos trabalhar.

 

PTnoSenado – Hoje qual é a principal demanda que você, como prefeito, vai atacar nesses primeiros dias de mandato de sua administração?

Gilmar Machado – Já comecei na área de Saúde. Uberlândia é uma das poucas cidades com mais de quinhentos mil habitantes onde a área de Saúde é considerada pior do que a área de Segurança. A população deseja mudanças e já consegui fechar uma parceria com o Ministério da Saúde. Começamos no dia 1º de fevereiro um mutirão da Saúde. Será o primeiro mutirão, onde vamos fazer 1.300 cirurgias em um mês. Ao mesmo tempo, estamos reestruturando a área de saúde, onde vou criar ou uma fundação ou uma empresa pública. Nós estamos em debate. Em fevereiro, a Câmara Municipal vai definir na proposta que encaminhamos, porque não podemos mais continuar nas mãos das OS (Organizações Sociais) que praticamente inviabilizam o atendimento à população na área de saúde.

 

PTnoSendo – Porque?

Gilmar Machado – Nós vamos voltar a ter o controle da área da Saúde e estamos escolhendo um desses dois modelos. O momento que estamos vivendo na área da Saúde é difícil e a população espera muito que nós possamos enfrentar esse problema. Nós já detectamos que uma das formas de fazer é retomar o controle da gestão para que a gente possa ter condições de desenvolver um bom trabalho. Hoje nós estamos gastando mais de 30% do orçamento do município e não estamos dando conta de atender as demandas. O problema é de recursos, mas é, principalmente, de mudança do método e da forma de gestão.

 

PTnoSenado – Qual é o orçamento de Uberlândia?

Gilmar Machado – O orçamento anual é perto de R$ 1,7 bilhão. Nós temos pouco mais de R$ 100 milhões mensais, que é a nossa movimentação. Nossa folha de pagamento dos servidores consome perto de 44% dos recursos. Estamos abaixo dos 50%, mesmo tendo dado agora um reajuste e ao mesmo tempo em que pagamos o piso salarial do professor.

Marcello Antunes

Leia mais:
Ana Rita elogia evento como “ponte” entre União e municípios

To top