Prefeituras do PT são destaque em prêmio Metas do Milênio

Prefeituras do PT são destaque em prêmio Metas do Milênio

Das seis prefeituras que receberam o Prêmio “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)”, nesta quarta-feira (30/05), quatro são administradas pelo PT. Dentre as cidades, está Rio Branco, capital do Acre, uma no Rio de Janeiro e quatro do estado de Minas Gerais. A homenagem é um reconhecimento aos projetos sociais desenvolvidos nestas cidades que auxiliam o Brasil a atingir Metas do Milênio, definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), como erradicação da miséria e da fome, promoção da igualdade entre homens e mulheres e redução da mortalidade infantil.

A prefeitura de Rio Branco, administrada por Raimundo Angelim (PT), por exemplo, estimula o cooperativismo para a geração de renda e, consequentemente, combate a pobreza extrema, além da valorização da mulher. O assunto foi tema de dois pronunciamentos do senador Aníbal Diniz (PT-AC) que participou da cerimônia realizada no Palácio do Planalto, ao lado da presidenta Dilma Rousseff. “O conjunto premiado de projetos da prefeitura gerou emprego, aumentou a renda familiar e melhorou a autoestima e a vida de dezenas de pessoas no Acre, particularmente na cidade de Rio Branco”, comemorou Aníbal Diniz.

O projeto “Organização Social: uma Estratégia de Cooperação, Renda e Cidadania” promove a jardinagem e hortas comunitárias, feiras de economia e agricultura familiar entre outras atividades com foco em ações ligadas à economia solidária. O projeto beneficia mulheres vítimas de violência e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, beneficiando 4.600 pessoas. “Conheci mulheres que transformaram o quintal de suas casas em viveiros de flores e algumas plantas ornamentais. Eram pessoas que, dois anos antes, dependiam do benefício do Programa Bolsa Família para sobreviver, mas tiveram sua receita multiplicada ao participarem dos cursos de jardinagem promovidos pela Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Rio Branco”, recordou o Aníbal.

Em Minas Gerais, o município de Alfenas, gestão de Luiz Antônio da Silva (PT), foi premiado pelo programa de “Acompanhamento à Gestante”, que reduziu a mortalidade infantil de 13 para três casos em mil no município – índice comparado ao de países como a Suécia. No Brasil, apesar de todos os esforços do governo, a média é de 23,6 mortes para cada grupo de mil crianças nascidas vivas.

Já em Contagem, na Grande Belo Horizonte, administrada por Marília Aparecida Campos, também do PT, a iniciativa premiada “Entre Gêneros – Nova Educação para Relações de Gênero” forma profissionais e capacita homens e mulheres, a partir de 15 anos de idade, que participam do programa “Escola Aberta para Todos”. Fruto de um convênio internacional, atua estrategicamente no combate à violência contra as mulheres. Em mais um município administrado pelo PT, Silva Jardim, no estado do Rio, o projeto “Banco Comunitário Capivari e Moeda Social Capivari”, que estimula o empreendedorismo, recebeu a homenagem. A ação resgata a autoestima da comunidade, que, desde 2010, conta com um banco local e uma moeda específica, movimentando a economia.

A desigualdade social também é combatida no município mineiro de Montes Claros, sob gestão do PMDB, onde a iniciativa “Iguais e Diferentes – Podemos Viver Juntos?” estimula a inclusão de alunos com deficiência na rede pública de ensino, além de combater o preconceito nas escolas. A cidade mineira de Glaucilândia , outra premiada, desenvolve o projeto Manejo de Sub-bacia Hidrográfica do Rio das Pedras. O prefeito Marcelo Ferrante Maia é filiado ao PSDB.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:

1. Acabar com a miséria e a fome;

2. Educação básica de qualidade para todos;

3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher;

4. Reduzir a mortalidade infantil;

5. Melhorar a saúde das gestantes;

6. Combater a AIDS, a malária e outras doenças;

7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;

8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Conheça as instituições premiadas:

– Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente – Taquaruçu (Palmas – TO)

Prática: Projeto Canto das Artes

– Associação Comunitária de Radiodifusão de Independência (Acordi) (Independência – CE)

Prática: Mulheres na Comunicação a Serviço da Vida

– Associação dos Apicultores da Região do Alto Turi (Turimel) (Santa Luzia do Paruá – MA)

Prática: Atividade Apícola Associativa do Alto Turi

– Associação dos Produtores Rurais de Carauari (Asproc) (Carauari – AM)

Prática: Comércio Ribeirinho da Cidadania e Solidário

– Associação MarBrasil (Pontal do Paraná – PR)

Prática: Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (Rebimar)

– Associação Redes de Desenvolvimento da Maré (Rio de Janeiro – RJ)

Prática: Maré de Sabores

– Casa de Apoio à Vida (Campinas – SP)

Prática: GestAção

– Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (Coopavam) (Juruena – MT)

Prática: Amazônia Viva: Plantando e Colhendo Frutos para um Mundo Melhor

– Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil Ltda. (Santa Cruz do Sul – RS)

Prática: Sustentabilidade Camponesa – Diversificação Produtiva na Região Fumageira

– Cooperativa Regional Agropecuária Terra Livre (Coopertel) (Ponte Alta – SC)

Prática: Organizar a Produção e Agregar Valor aos Produtos da Agricultura Familiar para Gerar Trabalho e Renda, Reduzir o Crescente êxodo Rural e Alcançar o Emprego Pleno e Produtivo e o Trabalho Decente para Todos, Incluindo Mulheres e Jovens

– Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca) (Fortaleza – CE)

Prática: Projeto a Vida é Feminina

– Instituto Ciência Hoje (Rio de Janeiro – RJ)

Prática: Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE)

– Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) (Rio de Janeiro – RJ)

Prática: Carretinha da Saúde Morhan

– Pangea – Centro de Estudos Socioambientais (Salvador – BA)

Prática: Rede de Catadores Cata Bahia

Saiba mais sobre as Metas do Milênio

Eunice Pinheiro

To top