Preocupada, Marta Suplicy chama atenção para surto de intolerância

Em discurso no plenário, a senadora manifestou indignação e preocupação com o acirramento da violência verbal e física, racismo, xenofobia e homofobia.

Preocupada, Marta Suplicy chama atenção para surto de intolerância

 

O recrudescimento da violência, racismo, xenofobia e homofobia levou a senadora Marta Suplicy (PT-SP) a subir à tribuna do Senado e manifestar a sua indignação e preocupação. Marta chamou atenção para o crescimento da violência verbal e física e de natureza homofóbica contra a comunidade GLBT. Ela pediu respeito ao direito de divergir.

“Se hoje nós somos um País que tem uma certa tranquilidade, ela está assim ameaçada. E é bom que pensemos nisso, porque, na hora em que vemos na França o que está ocorrendo, nós temos que pensar que, aqui, nós não estamos tão distantes disso. Estão sendo trucidados, achincalhados e desrespeitados cidadãos que, muitas vezes, são visto como cidadãos de segunda categoria, que é toda a comunidade GLBT. E isso passa batido. Mas não pode passar batido. Não pode!”, reagiu

O aumento de manifestações de intolerância contra a comunidade LGBT não é a única preocupação da senadora. Ela lembrou da audiência pública realizada no Senado, quando parte platéia convidada extrapolou os limites da educação ao manifestar-se contra a discriminalização do aborto. Na ocasião, a senadora Lídice da Matta (PSB-BA) e palestrantes foram hostilizadas por representantes de grupos religiosos.

Para ela, ter entendimento diferente é direito de todos os cidadãos. “Esta Casa é um parlatório, onde se expressam opiniões divergentes. E não uma Casa onde temos que ter pessoas gritando, xingando, porque simplesmente têm opinião divergente de quem está falando. A dignidade humana, o respeito a uma opinião diferente, isso é direito de todo cidadão, sem ser achincalhado”, disse ao senadora ao apelar para o respeito à diversidade de opinião.

Em seu discurso, Marta Suplicy referiu-se em especial a episódios ocorridos nos últimos dias, na França, onde uma escola judaica e três militares de origem africana foram atacadas e sete pessoas foram mortas a tiros. Em plena campanha para a eleição presidencial, aquele país tem experimentado uma radicalização das posições, inclusive com restrições a imigrantes.

Toda esta intolerância sensibilizou a senadora, que decidiu ler um poema de Eduardo Alves da Costa, no plenário:

“Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim, e não dizemos nada; na segunda noite já não se escondem, pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada; até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta, e já não podemos dizer nada”.

“É isso que eu temo possa ocorrer no nosso Brasil”, alertou Marta

Confira o discurso da senadora Marta Suplicy

To top