Presidenta defende igualdade de oportunidades para a mulher do campo

 

“O Brasil precisa da coragem, da força
e da experiência dessa mulher”

A presidenta Dilma Rousseff participou, no início da noite desta terça-feira (19), da solenidade de abertura do 1° Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas do Brasil, que está sendo realizado no Parque da Cidade, em Brasília, até a próxima quinta-feira (21). Dilma elogiou a organização das cerca de 3 mil agricultoras familiares, quilombolas, indígenas, ribeirinhas e mulheres da floresta que participam do evento e receberam a presidenta cantando o refrão “Sem medo de ser mulher”. “Não teremos um país íntegro sem garantir a igualdade de oportunidades para as mulheres do campo”, afirmou Dilma. “A camponesa precisa ser cidadã, não apenas produtora. O Brasil precisa da coragem, da força e da experiência dessa mulher”.

O tema do encontro é “Na Sociedade que a Gente Quer, Basta de Violência contra a Mulher!” e um dos seus principais objetivos é debater políticas públicas que assegurem o empoderamento das mulheres que vivem e trabalham no meio rural. Dilma manifestou “orgulho e alegria” por estar à frente de um governo que assegura programas como o Rede Cegonha, de atendimento às gestantes, de prevenção do câncer de mama e do colo de útero e de combate à violência doméstica.

Ao final da breve saudação ao plenário, Dilma foi cobrada por uma jovem participante que se manifestasse sobre a educação. “Estão vendo como a participação é importante? Ela me lembrou de um ponto fundamental”, comentou a presidenta, destacando que para consolidar o desenvolvimento, a igualdade e a fraternidade no Brasil será necessário garantir as mesmas condições de educação, no campo e na cidade. A presidenta perguntou o nome da manifestante e agradeceu sua contribuição. “Obrigada, Taiane. Um beijo para você”, despediu-se.

Saiba mais sobre o evento clicando aqui

Conheça a cartilha do encontro 

Foto externa: Presidência da República
 

Leia mais:
Evento debate fortalecimento da mulher na sociedade

To top