Presidenta Dilma anuncia investimentos em Maceió

Além de entregar carros-pipa ,a presidenta anunciou investimentos na mobilidade urbana da capital alagoana.

Dilma reforçou seu compromisso com os mais
carentes, enaltecendo que o Nordeste recebe
muitos projetos do Governo Federal

A presidenta Dilma Rousseff e o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, entregaram, na última terça-feira (18), os dois últimos caminhões-pipa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) previstos para os municípios de Alagoas. A ação universalizará a distribuição desse tipo de equipamento para todas as prefeituras alagoanas atingidas pela seca dos últimos anos. O dia também marcou a doação de outros 17 caminhões-caçamba para o estado, que serão usados para estruturar e conservar as estradas vicinais.

As melhorias proporcionadas pelos maquinários beneficiarão aproximadamente 20 mil famílias de agricultores e uma população rural superior a 145 mil pessoas. O investimento feito pelo MDA para adquirir os equipamentos foi de R$ 4,7 milhões.

Com essa entrega, o estado contabilizará o recebimento de 310 equipamentos do PAC 2: 95 retroescavadeiras, 67 motoniveladoras, 72 caminhões-caçamba, 44 caminhões-pipa e 32 pás carregadeiras. Até a conclusão do programa, Alagoas receberá mais 28 motoniveladoras, 23 caminhões-caçamba e 12 pás carregadeiras.

A presidenta reforçou seu compromisso com os mais carentes, enaltecendo que o Nordeste recebe muitos projetos do Governo Federal.  “Maceió e o estado de Alagoas têm uma característica única: as suas belíssimas praias. Nós olhamos para o Nordeste com total interesse. Assumi o compromisso de ajudar aqueles que mais precisam. Um País só pode ser governado se você tiver oportunidades claras. Do ponto de vista social, tenho de atender aquelas pessoas que mais precisam e o Nordeste recebe nossos projetos”, destacou.

Mobilidade urbana
Dilma ainda anunciou que o Governo Federal investirá R$ 400 milhões na cidade de Maceió (AL) como parte do PAC 2 Mobilidade Urbana. “Maceió compartilha uma necessidade de todo o Brasil, de melhorar seu transporte coletivo”, disse.

De acordo com a presidenta, os recursos serão usados para a construção de dois corredores de ônibus e dois Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). “Vamos trazer o que há de melhor pra cá, que é o VLT”, afirmou, descrevendo o VLT como um meio de locomoção rápido e seguro. A presidente comunicou a execução de oito funiculares em parceria com a Prefeitura e o governo do Estado.

Segundo Dilma, o Governo Federal está “lentamente fazendo uma reforma urbana” no País. “O Brasil precisa investir nas suas cidades antes que elas tenham níveis de problemas similares às grandes metrópoles do mundo”, revelou. De acordo com a presidente, o objetivo é construir um modal de transporte integrado no País, unindo ônibus, metrô e trens urbanos.

Com informações de agências de notícias

Leia mais:

PAC 2 completa 3 anos com 82,3% das obras concluídas

To top