Presidenta Dilma não vai participar das campanhas deste ano

O anúncio oficial foi feito pela ministra Ideli. “Ela tem dito reiteradamente que a melhor maneira de ajudar nas eleições é o Brasil continuar bem”.

Agora é oficial: durante entrevista na manhã desta terça-feira (03/07), a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, informou que a presidenta da República, Dilma Rousseff, não pretende participar da campanha eleitoral para as eleições municipais deste ano.

“A presidenta não tem a intenção de se envolver. [Ela] Tem dito reiteradamente que a melhor maneira de ajudar nas eleições é o Brasil continuar bem”, disse ministra Ideli durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto.

Conforme o relato da ministra, a orientação transmitida pela presidenta é a de que “a eleição é um problema dos partidos” – o que não impede que os ministros da República e seus auxiliares participem, desde que em horários fora do expediente. Todos estão liberados para participar, detalhou a ministra, “desde que não comprometa as atividades do ministério”, acrescentando que a ordem também vale para os todos os representantes dos partidos que compõem a base do governo e que ocupam cargos. “Da mesma forma que vou atuar em campanhas nos finais de semana”, acrescentou a ministra Ideli, “tenho certeza absoluta que o ministro (da Integração Nacional) Fernando Bezerra vai participar de campanhas do PSB; o (ministro do Esporte) Aldo Rebelo (de campanhas) do PCdoB, o (ministro do Turismo) Gastão (de campanhas) do PMDB”, disse.

De acordo com a Agência Estado, um dos principais prejudicados pela decisão presidencial é o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Mas, considerando-se os altos índices de aprovação do governo de Dilma Rousseff, candidatos de todos os partidos da base se ressentirão da sua ausência nos palanques.

Com informações da Agência Estado 

To top