Presidente Dilma anuncia cinco novas universidades federais para o País

Presidente Dilma anuncia cinco novas universidades federais para o País

Cerimônia no Palácio do Planalto marca também a inauguração de 41 campi de institutos federaisA presidenta Dilma Rousseff assinou nessa segunda-feira (9) em cerimônia no Palácio do Planalto, projeto de lei que cria mais cinco universidades federais. As de Catalão e de Jataí, em Goiás; a do Delta do Parnaíba, em Parnaíba, Piauí; a do Norte do Tocantins, em Araguaína, Tocantins; e a de Rondonópolis, em Mato Grosso.

O senador Donizeti Nogueira (PT-TO), que participou da cerimônia, destacou a importância da Universidade Federal do Araguaia, fruto do desmembramento do campus da Universidade Federal do Tocantins em Araguaína. “Essa é uma reivindicação antiga do povo do norte do estado e a presidenta Dilma agora garante que o Tocantins tenha duas universidades federais”, disse o parlamentar.

A presidenta afirmou que a criação dessas universidades é um passo importante na interiorização da educação. As novas universidades se somarão às 63 existentes, das quais 18 foram criadas nas gestões petistas.

Na mesma cerimônia, a presidenta e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, inauguraram 224 obras em 38 universidades federais, em todas as regiões do Brasil. Serão inaugurados ainda 40 campi e outras nove obras nos institutos federais.

Os 40 novos campi inaugurados hoje juntam-se aos 562 em funcionamento. Em 2008, foi instituída a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, quando os centros federais de educação tecnológica (Cefets) e as escolas técnicas federais tornaram-se institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

O ministro Aloizio Mercadante destacou os avanços que a educação alcançou nos treze anos de governos do PT, baseadas no tripé: acesso e inclusão, permanência e qualidade. Entre os exemplos do legado que a Pátria Educadora deixará para as futuras gerações, o ministro ressaltou a criação do Plano Nacional da Educação, da Base Nacional Comum Curricular, do Enem, Prouni e Fies, além da importância do Bolsa Família para a permanência das crianças na escola.

Com informações da assessoria de imprensa do senador Donizeti Nogueira e do Portal Brasil

 

Leia mais:

Donizeti Nogueira enfatiza papel das escolas que formam jovens agricultores 

 

 

To top