Prestação de contas das agências vai ao Plenário

PEC de Pinheiro: dirigentes de agências reguladoras virão anualmente ao Senado.

Prestação de contas das agências vai ao Plenário

Está pronta para ser votada no Plenário a proposta de emenda à Constituição do senador Walter Pinheiro (PT-BA) que obriga dirigentes de agências reguladoras a prestar contas anualmente ao Senado. A PEC 89/2011 foi aprovada em dezembro pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e, se for aprovada pelo Senado, ainda passará pela Câmara dos Deputados.

Atualmente, os diretores de agências precisam passar por sabatina no Senado para assumir o cargo. A intenção de Pinheiro é assegurar que eles retornem, anualmente, para prestar contas, como fazem ministros de Estado quando são convocados pela casa. O senador lembra que  esses dirigentes têm a responsabilidade de decidir e implementar políticas públicas relativas a serviços e atividades fundamentais para o país, como transportes, energia elétrica e aviação civil. Assim, seria necessária a prestação de contas periódica.

Agências

A PEC foi apresentada em 2011. No fim de 2012, foi deflagrada a operação Porto Seguro, da Polícia Federal, em que foram presos diretores da Agência Nacional de Águas (ANA), e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), acusados de participar de um esquema de venda de pareceres. Após as denúncias, senadores passaram a cobrar mais fiscalização do trabalho das agências.

O relator da matéria na CCJ, senador Anibal Diniz (PT-AC) se disse convencido do mérito da proposta e lembrou que a mudança dará efetividade à atuação do Senado no controle de agentes do Poder Executivo. “A oitiva anual permitirá ao Senado Federal o acompanhamento efetivo da ação administrativa e institucional das autoridades submetidas ao seu aval como condição para a posse”.

Com informações da Agência Senado

Leia Mais

PEC de Pinheiro para prestação de contas das agências vai a plenário

To top