A Previdência Social já entregou 238 agências novas em todo o País. Só na região Nordeste foram inauguradas 114 unidades e ainda está previsto a entrega de mais 225 agências às populações de pequenos municípios na região. A abertura dessas agências faz parte do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) que prevê a construção de 720 unidades da Previdência Social em municípios com mais de 20 mil habitantes e que não possuam agências.
“Um dos grandes desafios da Previdência Social nestes 90 anos tem sido levar o acesso dos serviços para os segurados. Neste ponto, o Plano de Expansão representa, a partir da criação de novas agências, a ampliação da rede de atendimento e dos canais de acesso. A nossa pretensão é chegar em 1.830 o número de municípios que possuam agência e assim garantir o acesso do cidadão aos serviços da Previdencia”, afirma a diretora de Atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Cinara Wagner Fredo.
As novas agências do INSS estão sendo equipadas com dispositivos de segurança, acesso facilitado para portadores de deficiência e sinalização interna. São prédios climatizados, com amplos espaços e que recebem também novos móveis e equipamentos de informática. Além disso, novos servidores do último concurso do INSS estão sendo convocados para trabalhar nas agências.
Na região Sudeste já foram inauguradas 67 unidades, no Centro-Oeste 25 unidades, no Sul 19, e no Norte 13. O investimento da Previdência Social para a construção das 720 agências do PEX é de R$ 616.586.440,77.
O Plano de Expansão da rede de atendimento foi lançado, em 2009, pelo então ministro da Previdência José Pimentel. O objetivo do programa é expandir o atendimento previdenciário e ficar mais próximo da população. Em muitos municípios brasileiros, os segurados precisam percorrer até mais de
Previdência Social