Não adiantou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, no final da noite desse sábado (29), proibindo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Federal (PF) de realizarem quaisquer operações envolvendo o transporte público disponibilizado a eleitores neste domingo de eleição nacional. Sob o diretor-geral Silvinei Vasques, bolsonarista assumido, agentes da PRF foram flagrados parando ônibus em várias cidades do interior do Nordeste nesse domingo. Por isso, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mandou o gestor se explicar com urgência sobre as denúncias.
Na decisão de sábado à noite, o ministro alertava que o descumprimento da decisão poderia resultar em responsabilização criminal dos diretores-gerais dos dois órgãos. É o que agora aguarda o senador Humberto Costa (PT-PE).
“É absolutamente necessário que o TSE aja para impedir o uso eleitoreiro da PRF. De vários lugares do Nordeste chegam relatos de veículos com eleitores impedidos de circular, em flagrante descumprimento da decisão do Tribunal que proibiu PF e PRF de realizarem operações desta natureza” – reivindicou o senador, que, em seguida à nova decisão do ministro Alexandre de Moraes, afirmou que continuará recebendo e compartilhando as denúncias que chegam de todos os cantos da região.
Jean Paul Prates igualmente pediu a ajuda da população para apontar a ação ilegal dos agentes da PRF: “chegando aqui denúncias por áudio e vídeo sobre estranha “Operação Padrão” da PRF em vários municípios do RN. Enviem aqui o relato ou áudio/vídeo”.
Atendendo aos apelos, multiplicaram-se, nas redes sociais, imagens das abordagens arbitrárias da PRF. “A PRF fazia está fazendo Blitz na entrada de Cuité, Paraíba. Um absurdo enorme!! Já está afugentando a população da zona rural!! Alguém precisa fazer alguma coisa!! O povo não vai votar! Grave: Estão descumprindo Decisão do TSE”, informou o internauta Kevin Silva. O próprio prefeito da cidade, Charles Camarense, gravou vídeo confirmando a denúncia.
Em Murici (AL), vídeo mostra blitz da PRF parando ônibus no meio da manhã de domingo e mandando descerem os passageiros. Em Garanhuns (PE), terra do candidato Lula, o povo gravou vídeo denunciando ação da PRF, que reteve ônibus para inviabilizar a chegada do eleitor ao local de votação. Vídeos semelhantes chegam de vários outros estados.
A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, defendeu a prisão do diretor-geral da PRF e de agentes que descumpram a lei: “pedimos a prisão do Diretor Geral da PRF e dos Superintendentes Regionais que não estão cumprindo a decisão do TSE. Peço aos parlamentares da nossa coligação que se dirijam aos locais das operações em seus estados e deem ordem de prisão aos policiais, inclusive PMs, como no RJ.
O diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, pode ser preso em flagrante se não cumprir a ordem do TSE. Trata-se de um bolsonarista assumido, que costuma pedir ao seu candidato pelas redes sociais.
Belo Horizonte
O Tse também teve que intervir no transporte público na capital mineira. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) descumpriu decisão judicial do estado e vinha cobrando passagens de eleitores que tentavam ir de metrô e trem até sua seção eleitoral. Caso a empresa continue descumprindo a medida, poderá ser multada em R$ 150 mil por hora e seus dirigentes responderem por crime eleitoral.