Internacional

Primeiros passageiros e pets retornam do Líbano e Randolfe comemora: “Governo que cuida da sua gente”

Ao recepcionar repatriados, presidente Lula lembra que o Brasil é generoso. “Não tem contencioso com nenhum país porque a gente não deseja guerra. A guerra só destrói”

Ricardo Stuckert/PR

Primeiros passageiros e pets retornam do Líbano e Randolfe comemora: “Governo que cuida da sua gente”

Passageiros se emocionaram na chegada ao Brasil. Ao todo, foram repatriados 228 pessoas e três pets

O Brasil recebeu de braços abertos, nesse domingo (6/10), o retorno de 228 passageiros, entre brasileiros e familiares, além de três animais domésticos, que vieram do Líbano. Eles retornaram no avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), pousando na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo, e foram recepcionados, entre outros, pelo presidente Lula e a primeira-dama Janja.

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), destacou que a gestão Lula, mais uma vez, se prontificou a trazer para o Brasil nossos conterrâneos que estão nas áreas atingidas pelo conflito. As ações no Líbano são similares às de repatriação e recepção realizadas pelo governo federal em outubro de 2023, na Operação Voltando em Paz, que repatriou mais de 1.500 brasileiros e mais de 50 pets das zonas de conflito na Faixa de Gaza, na Cisjordânia e em Israel.

“Depois da chegada do primeiro avião, domingo, o segundo voo é aguardado para esta terça-feira. Cerca de 3 mil brasileiros declararam interesse em retornar. Nosso governo segue empunhando a bandeira da paz e da harmonia entre os povos, na defesa enfática e permanente da solução diplomática para evitar ainda mais mortes nas regiões conflagradas”, disse Wagner.

Nas redes sociais, senadores do PT celebraram o retorno de todos e todas sãos e salvos.

Que emocionante! O presidente Lula e a primeira-dama Janja receberam os primeiros brasileiros repatriados do Líbano. Um governo que cuida de sua gente é isso. Lembrando que milhares de brasileiros sinalizaram o desejo de sair do Líbano, que se tornou zona de guerra. Outros voos virão. Fé no Brasil”, disse o líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (AP).

Já Humberto Costa (PE) reforçou o desejo de que “a paz siga reinando no Brasil e se espalhe pelo mundo”.

Emoção na volta dos brasileiros que estavam no Líbano, em meio ao conflito no Oriente Médio. Eles foram recepcionados pelo presidente Lula. Que a paz siga reinando no Brasil e se espalhe pelo mundo. 🙏🕊️

Humberto Costa (@senadorhumberto.bsky.social) 2024-10-06T16:24:34.361Z

Recepção

Durante a recepção aos passageiros vindos do Líbano, o presidente Lula desejou que os brasileiros e seus parentes que retornaram encontrem no Brasil “a felicidade que tiraram de vocês com esse bombardeio” na guerra que ocorre no Líbano.

“E que a gente possa reconstruir a nossa vida em paz aqui. Vocês sabem que o Brasil tem por volta de oito ou nove milhões de árabes e descendentes, a maioria libaneses. Somos agradecidos, porque vocês ajudaram a construir a cidade de São Paulo, o estado de São Paulo e o Brasil. Vocês têm muita responsabilidade por aquilo que somos”, ressaltou Lula aos repatriados.

“O Brasil é generoso. Não tem contencioso com nenhum país porque a gente não deseja guerra. A guerra só destrói. Quando não perde a vida, perde escola, hospital, médico, uma série de coisas que trazem tranquilidade para a gente. O que constrói é a paz”, completou o presidente.

Nova missão em andamento

Após o sucesso da repatriação do primeiro grupo de brasileiros, o comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, revelou que a segunda missão já teve início no domingo.

“Essa aeronave [o KC-30] agora decola de volta para Lisboa, trocando a tripulação, para que segunda-feira (7/10) possamos fazer o mesmo circuito e possamos, em 48 horas, trazer mais 230 pessoas. Temos de tentar colocar aqui na base aérea de São Paulo cerca de 500 pessoas por semana”.

A comunidade brasileira no Líbano tem cerca de 20 mil pessoas. Três mil manifestaram interesse em retornar.

Críticas

Após a recepção aos passageiros, Lula se pronunciou por meio da rede social Bluesky, reforçando as críticas aos ataques das forças israelenses à Faixa de Gaza e ao Líbano, que já mataram dezenas de milhares de civis, incluindo mulheres e crianças.

“O Brasil adotou uma posição firme contra os ataques do Hamas a Israel. Também condenamos os ataques do governo de Israel, que levou à morte de milhares de inocentes, incluindo mulheres e crianças, tanto na Palestina quanto agora no Líbano. É uma estratégia de Netanyahu para se manter no poder”, afirmou Lula, sobre o fato de o primeiro-ministro israelense usar as guerras para postergar julgamentos criminais e políticos em seu país.

O desembarque em Guarulhos conclui a primeira escala da Operação Raízes do Cedro. “Estou indo para a minha casa”, resumiu Mariam Sadek. “Muito gratos ao governo brasileiro, que sempre está cuidando dos seus cidadãos”, afirmou, emocionada, Raghida Hammout.

O voo priorizou mulheres, idosos e crianças, dez delas de colo.  Um trabalho de articulação que envolve equipes do Ministério das Relações Exteriores em Brasília e na Embaixada do Brasil em Beirute e a ação operacional da Força Aérea Brasileira (FAB).

Confira imagens da chegada dos passageiros ao Brasil

06.10.2024 - Recepção de boas-vindas aos cidadãos brasileiros repatriados do Líbano em voo da FAB

Diplomacia

Na tarde de sábado (6/10), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, telefonou ao embaixador do Brasil no Líbano, Tarcísio Costa, para agradecer pelo trabalho do time libanês no diálogo com a comunidade brasileira, de cerca de 20 mil pessoas, e no planejamento e organização da repatriação. Diplomatas e funcionários da área consular apoiam a confecção das listas e conferem documentações.

Tarcísio, inclusive, acompanhou os brasileiros até a entrada no avião em Beirute. “Gostaria de desejar a todos e a cada um de vocês uma feliz viagem ao nosso país. Que tenham um trajeto tranquilo”, desejou, usando o sistema de comunicação do KC-30 com os 228 embarcados.

O esforço foi notado por Sônia Luiza da Silva, uma das repatriadas. “Quero agradecer a todos que participaram direta e indiretamente para que esse voo pudesse acontecer, porque não foi fácil, exigiu muitos colaboradores”, disse. “Quero agradecer primeiro a Deus e depois ao nosso presidente. Ele tirou a gente da guerra. Estávamos debaixo da guerra”, completou Maria Hussein Hindi.

Receptivo

Na tripulação do KC-30 veio uma equipe multidisciplinar com três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos para garantir acolhimento e assistência. E, quando o KC 30 da FAB tocou a pista da Base Aérea de Guarulhos, os brasileiros já tinham à disposição um receptivo do Governo Federal. Um grupo de 35 profissionais ligados aos ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Saúde, dos Direitos Humanos, das Relações Exteriores e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome estava a postos.

Com informações do PT Brasil e do Site do Planalto

To top