Produção de petróleo aumenta 14,4% em março; de gás é recorde

Conforme ANP, 91% dos combustíveis fósseis produzidos tiveram origem em campos operados pela Petrobras

Produção de petróleo aumenta 14,4% em março; de gás é recorde

Volume de gás natural brasileiro cresceu 8% em
relação a março de 2013 e alcançou recorde

Dados da Agência Nacional do Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural (ANP) apontam que a produção brasileira de petróleo cresceu 14,4% em março em relação ao mesmo mês do ano passado, totalizando 2,643 milhões de barris de óleo equivalente por dia, sendo 2,119 milhões de barris/dia de petróleo e 83,4 milhões de metros cúbicos (m³) por dia de gás natural. Com o aumento de 8% em relação a março de 2013, a produção de gás natural chega ao recorde.

A produção no pré-sal foi de 484,4 mil barris de óleo equivalente por dia, 2,4% acima da produção diária em fevereiro. A exploração aconteceu em 28 poços do pré-sal localizados nos campos de Baleia Azul, Baleia Franca, Jubarte, Pirambu, Caratinga, Barracuda, Linguado, Lula, Marlim Leste, Pampo, Sapinhoá e Trilha.

De acordo com a ANP, 91,1% da produção de petróleo e gás natural foram obtidas em campos operados pela Petrobras. O campo de Marlim Sul, na bacia de Campos, foi o que obteve a maior produção, com a média de 263,9 mil barris por dia. O campo maior produtor de gás natural foi o de Mexilhão, na bacia de Santos, com a média diária de 6,7 milhões de m³.

A produção de petróleo e gás natural no Brasil foi oriunda de 9.027 poços, sendo 775 marítimos e 8.252 terrestres. O campo com o maior número de poços produtores foi Canto do Amaro, bacia Potiguar, com 1.125 poços. Marlim e Ubarana, localizados nas bacias de Campos e Potiguar, respectivamente, foram os campos marítimos com maior número de poços produtores, ambos com 52 no total.

Com informações da Agência Nacional do Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural

To top