Essa é a maior alta desde março de 2010. Em relação a janeiro do ano passado, houve uma expansão de 5,7%. O destaque ficou por conta da alta de 8,2% da produção de bens de capital, o que se significa que a indústria se prepara para elevar sua atividade.
Indústria está se preparando para |
A produção industrial brasileira iniciou o ano com crescimento de 2,5% em janeiro, em relação ao mês anterior. Essa é a maior alta desde março de 2010, quando havia sido registrado aumento de 3,4%. Em dezembro de
O destaque ficou por conta da produção de bens de capital, que registrou alta de 8,2% entre dezembro e janeiro. Isto significa que a indústria está se preparando para aumentar sua produção. Os bens de consumo duráveis tiveram aumento de 2,5%, enquanto os bens de consumo semi e não duráveis apresentaram alta de 0,2%. Os bens intermediários cresceram 0,9%. A expansão, apontou o IBGE, foi generalizada. Entre as 27 atividades industriais pesquisadas, 18 tiveram crescimento na produção, com destaque para veículos automotores (4,7%), refino de petróleo e álcool (5,2%) e máquinas e equipamentos (5,7%).
O resultado, na avaliação do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, confirma expectativa de atividade econômica mais intensa, avalia Nelson Barbosa. A equipe econômica do Governo vem afirmando que a economia brasileira iniciaria 2013 com nível de atividade mais forte. “Isso indica que teremos, como tem sido afirmado, um crescimento mais rápido da economia neste ano. Esperamos que
![]() |
“Isso indica que teremos um crescimento |
essa recuperação continue nos próximos meses”, disse Barbosa.
“Em síntese, o setor industrial no início de 2013 volta a mostrar um quadro de maior ritmo produtivo, expresso sobretudo na expansão de 2,5% na comparação janeiro de 2013 com dezembro de 2012, após registrar comportamento predominantemente negativo nos últimos meses de 2012”, destaca o IBGE, em relatório.
Safra
A produção nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve totalizar 183,4 milhões de toneladas para 2013, segundo a estimativa de fevereiro do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, também divulgado IBGE. A produção estimada supera em 13,2% a de 2012 (162,1 milhões de toneladas). A nova projeção supera em 86.466 toneladas a estimativa de janeiro.
O segundo levantamento do ano também prevê que a área plantada com cereais, leguminosas e oleaginosas em 2013 deverá chegar a 52,8 milhões de hectares, ou 8% maior que a área colhida em 2012 (48,8 milhões de hectares). Houve redução de
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também informou que a safra de grãos 2012/13 deve alcançar 183,5 milhões de toneladas, um aumento de 10,5% sobre os 166,1 milhões de toneladas do ciclo anterior. A diferença entre os dados divulgados pelo IBGE e pela Conab se deve aos períodos avaliados. O instituto analisa a colheita de janeiro a dezembro, enquanto a Conab se baseia no ano-safra, que vai de agosto a julho do ano seguinte.
Veja a pesquisa completa do IBGE
Leia mais:
Indicadores confirmam crescimento e queda da inflação em 2013