Professores em greve pedem apoio à bancada do ES

Senadora Ana Rita intermediou o encontro para discutir o reajuste salarial da categoria com os Ministérios do Planejamento e Educação.

O reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Reinaldo Centoducatte, e representantes dos servidores das universidades federais em greve se reuniram na tarde de quarta-feira (13/6) com integrantes da bancada capixaba no Congresso. Na reunião, os professores pediram apoio dos parlamentares capixabas nas negociações do movimento com o Governo Federal.

A senadora Ana Rita (PT-ES) ajudou a marcar o encontro e esteve presente no debate. Ficou acertado que a bancada terá o apoio irrestrito dos parlamentares. A intenção é marcar uma reunião entre a categoria grevista com os Ministérios da Educação e do Planejamento. A data do encontro ainda não foi definida.

Dentre as principais propostas da categoria se destacam a carreira única para todos os professores das instituições federais; estrutura de carreira simples, dividida em 13 níveis, com degraus de 5% na referência salarial, a serem cumpridos a cada dois anos; piso salarial com referência no salário mínimo do Dieese (atualmente R$ 2.329,25), para 20 horas semanais; restabelecimento da isonomia salarial, além da paridade dos docentes da ativa com os aposentados e pensionistas.

Assessorias de Imprensa da senadora Ana Rita e da Deputada Rose de Freitas

To top