Programa implantou 8,7 mil bibliotecas rurais

Mais de dois milhões de livros foram distribuídos por meio do Arca das Letras

O programa Arca das Letras, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em 2003, já implantou em todo o Brasil mais de 8,7 mil bibliotecas rurais. O número de livros distribuídos passa de dois milhões. A administração das bibliotecas é feita por 17 mil agentes de leitura que contribuem para melhorar os índices educacionais das comunidades,  valorizar a cultura e apoiar os processos produtivos no meio rural. O programa beneficia famílias do campo, formadas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades de pescadores, remanescentes de quilombos, indígenas e populações ribeirinhas. 

Para incentivar e facilitar o acesso à leitura, as bibliotecas são instaladas na casa dos agentes de leitura ou nas sedes de uso coletivo (associações comunitárias, pontos de cultura, igrejas), de acordo com a escolha da comunidade e disponibilidade dos agentes. O acervo inicial de cada arca conta com mais de 220 livros e histórias em quadrinhos (gibis).  Os exemplares são escolhidos de acordo com a indicação e demanda das famílias atendidas. Os acervos são formados por literatura infantil, para jovens e adultos, livros didáticos, técnicos, especializados e de referência ao exercício da cidadania.

Agentes de leitura – As bibliotecas são administradas voluntariamente por moradores das comunidades atendidas. Formadas pelo MDA, estas pessoas se tornam agentes de leitura e ficam responsáveis pelas atividades da biblioteca. 

Inscrição – Para receber uma biblioteca Arca das Letras é preciso reunir os moradores, preencher o formulário de consulta comunitária – disponível aqui – que vai pontuar as características das famílias que serão beneficiadas e indicar os livros que vão atender a comunidade. Um ponto importante para agilizar a implantação é conquistar parcerias que viabilizem a construção do móvel-biblioteca.

Fonte: Em Questão/Secom

Para doar livros para o programa, escreva para [email protected]

To top