Projeto de Humberto amplia o combate à impunidade no País

A intenção é evitar que crimes prescrevam pouco tempo depois do conhecimento da polícia ou do indiciamento do suposto criminoso. A matéria também exige que os indiciamentos sejam feitos somente após reunidas provas suficientes e fundamentadas, evitando que os cidadãos sejam arbitrariamente “fichados” na polícia.

Projeto de Humberto amplia o combate à impunidade no País

O projeto altera o Código Penal e o de Processo Penal, para que o ato de indiciamento seja inserido no rol das causas interruptivas da prescrição. Desta forma, o prazo para efeito de prescrição do crime recomeça a partir do indiciamento. Essa medida evita que muitos criminosos fiquem livres de punição com a prescrição da pena antes do indiciamento.

Ao mesmo tempo, o projeto de Humberto protege o cidadão de possíveis abusos das autoridades policiais. Isso porque o indiciamento só poderá ser feito se balizado por indícios fortes que liguem o indivíduo ao crime.

“A legislação penal não estabelece regras para a realização do indiciamento, que permanece sob o critério subjetivo da autoridade policial, o que coloca o indivíduo em estado de insegurança jurídica em razão da ausência de normas que deem direção à condução do inquérito policial”, argumentou o senador Humberto.

Projetos – Em 2011, seu primeiro ano como senador por Pernambuco, Humberto Costa apresentou 56 projetos de lei, além de ter atuado fortemente como grande articulador, defensor de causas e temas importantes. Desse total de projetos, 46 são projetos de lei do senado, 9 são propostas de emenda à constituição e uma é projeto de resolução do Senado. Humberto também foi eleito pelo Diap como o parlamentar mais influente de Pernambuco.

Assessoria de Imprensa do senador Humberto Costa

Conheça outros projetos de Humberto Costa

To top