Projeto prevê isenção para quem retirou gânglio linfático

Benefício inclui tipo câncer de mama entre categorias com isenção de IPI para compra de automóveis.

Projeto prevê isenção para quem retirou gânglio linfático

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (23/05), o relatório da senadora Ana Rita (PT-ES) sobre o PLS 241/2011, que inclui as mulheres submetidas à cirurgia de câncer de mama entre as categorias com direito à isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de veículos automotores para uso pessoal.

De acordo com o texto, a medida vale para quem se submeteu à cirurgia de linfadenectomia axilar ou inguinal – retirada de gânglios linfáticos ou linfonodos –, que passa a ser inserido entre as pessoas com deficiência física.

“É inquestionável o mérito da proposta, principalmente quando levamos em consideração a alta incidência do câncer de mama entre as mulheres brasileiras e a real necessidade das pacientes submetidas à linfadenectomia de serem poupadas de esforços que envolvam os membros afetados”, justificou Ana Rita. Para evitar os esforços repetitivos ao dirigir, as mulheres submetidas à linfadenectomia são obrigadas a conduzir veículos adaptados.

O linfedema – que é o acúmulo de líquidos, resultante de uma deficiência na drenagem do sistema linfático – afeta de 9% a 40% das mulheres submetidas à linfadenectomia axilar. A doença não tem cura e pode evoluir, gerando grandes deformidades, o que gera limitações no uso dos membros afetados.

Eunice Pinheiro

Leia a íntegra do relatório da senadora Ana Rita

To top