Projetos de esporte educacional receberão R$ 30 milhões

Valor será repassado nos próximos dois anos através do Programa Petrobras Esporte & Cidadania e vai contemplar iniciativas de inclusão social e desenvolvimento humano de crianças e adolescentes.

Foram divulgadas na última terça-feira (21/08) as iniciativas selecionadas, que vão beneficiar 45 mil crianças e adolescentes com ações de inclusão social e desenvolvimento humano por meio de atividades esportivas. Trinta e dois projetos de esporte educacional de 17 estados receberão R$ 30 milhões durante dois anos, por meio do Programa Petrobras Esporte & Cidadania. “Buscamos, com a iniciativa, dar maior capilaridade aos nossos programas de inclusão social”, destacou o gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, Armando Tripodi. 

Por região, o Sudeste está representado por 12 projetos, o Nordeste por oito, a região Sul por cinco, os estados do Norte por quatro, e o Centro-Oeste por três. Foram inscritos pela internet 892 projetos de todo o País. Após análise inicial de documentos, o número caiu para 436.

Durante o período de inscrição, a Petrobras realizou Caravanas Esportivas, que passaram por 26 estados e no Distrito Federal entre agosto e dezembro de 2011. O objetivo foi esclarecer dúvidas sobre o processo seletivo. As caravanas realizaram oficinas gratuitas, que aconteceram em duas modalidades: presencial e virtual. Um total de 3.929 participantes de 1.500 instituições passaram pelas oficinas. Foram realizados 3.527 atendimentos a instituições.

O Programa

Em outubro de 2010, a Petrobras lançou o Programa Petrobras Esporte & Cidadania, uma abrangente iniciativa de apoio ao esporte do Brasil. O programa vai destinar, até 2014, recursos a quatro diferentes segmentos: Esporte Educacional, Esporte de Rendimento (boxe, esgrima, remo, taekwondo e levantamento de peso), Esporte de Participação e Memória do Esporte. A iniciativa é uma parceria da Petrobras com o Ministério do Esporte. Os investimentos no segmento de Esporte de Rendimento renderam ao Brasil três medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres.

“Quando a Petrobras investe no esporte educacional, ela reconhece e reforça que é preciso que crianças e adolescentes possam se formar em escolas, onde o esporte é um direito e porta de entrada para a cidadania”, afirmou a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, durante divulgação dos projetos selecionados, nesta terça-feira, no centro de referência esportiva Vila Olímpica da Mangueira, no Rio de Janeiro.

Os centros de referência são outra frente de atuação do programa para o esporte educacional, e atendem diretamente crianças e adolescentes para práticas esportivas. Além do Rio de Janeiro, Amazonas e Bahia já têm seus centros. Até 2014, serão implantados sete outros, para articular prática esportiva, formação de professores e a integração do esporte com a saúde, a educação e a cultura.

“O esporte não é apenas o segmento de educação, que ajuda a formar o cidadão. O esporte ensina a aprender com dignidade, a acreditar no próprio talento. Esporte ajuda a formar o caráter do cidadão. É muito mais barato investir em esporte, do que em saúde. E mais barato ter uma criança na escola do que em um hospital”, afirmou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Portal Brasil

Conheça o Programa Petrobras Esporte & Cidadania


To top