Pronatec 2.0: Dilma anuncia criação de 12 milhões de vagas

Cursos do Pronatec já beneficiaram mais de 7,6 milhões de brasileirosCom o salão nobre do Palácio do Planalto repleto de formandos de cursos técnicos e profissionalizantes, a presidenta Dilma Rousseff lançou, nesta quarta-feira (18), a segunda etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (??Pronatec), com a oferta gratuita de 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos e 646 cursos profissionalizantes, a partir de 2015.

Pronatec 2.0: Dilma anuncia criação de 12 milhões de vagas

A primeira etapa do Pronatec, que se iniciou em 2011 e termina no final deste ano, de acordo com dados do governo federal, mostra que os cursos chegaram a mais de quatro mil municípios brasileiros e já beneficiaram mais de 7,6 milhões de brasileiros. As mulheres representam cerca 60% das matriculas. O perfil dos beneficiados pela primeira etapa do programa mostra ainda que 73% são negros e 69% são jovens. Além disso, a atual fase do Pronatec conta com investimentos de R$14 bilhões.

“É um orgulho imenso, é importante que esses jovens tenham claro que aquilo que acontece com eles transforma o Brasil”, destacou a presidenta Dilma Rousseff.

Emocionada, a estudante Cárita Almeida, formada no curso de técnica em edificações, agradeceu a oportunidade de concluir um curso técnico que para ela, representou “um divisor de águas”.

“A educação abre portas para o mundo, modifica situações, melhora as pessoas, tem a força e é capaz de transpor barreiras”, salientou. Cárita

também relatou que sua mãe, após perceber a oportunidade dada pelo Pronatec, também começou a estudar pelo programa.

pronatec_2Estudante Cárita Almeida (branco) destacou que a educação é capaz de transpor barreiras

“A família é muito importante nesse processo. Testemunhamos em muitas formaturas, histórias de mães e pais que começaram a fazer um curso do Pronatec a partir da oportunidade abraçada pelos seus filhos”, ressaltou Dilma.

O ministro da Educação, Henrique Paim, em seu discurso, parabenizou a presidenta pelos esforços empreendidos, desde 2011, para fazer com que o programa pudesse ter um alto número de matrículas. Para ele, o Pronatec chegará facilmente a oito milhões de matrículas, meta do governo federal.

O ministro ainda relatou que a grande dificuldade, no início do programa, em 2011, era atrair interessados para os cursos disponíveis, já que a educação técnica no Brasil sempre era colocada em segundo plano. 

“Não se faz um programa dessa magnitude sem a determinação de uma grande gestora, que é a presidenta Dilma. O Pronatec é, sem dúvida, o maior programa de inclusão educacional que esse País já teve”, enfatizou.

O que é o Pronatec?
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

O Pronatec tem como objetivo democratizar a educação profissional e técnica, através do aumento do número de vagas, ampliação de instituições pelo país e bolsa de estudos aos interessados. Uma excelente oportunidade para iniciar a carreira no mercado de trabalho, o Pronatec visa o seu crescimento profissional.

Saiba mais sobre o Pronatec e os cursos disponíveis

To top