Pronatec Brasil Sem Miséria chega a 1 milhão de matrículas

Número de beneficiários que se inscreveu foi alcançado nove meses antes do previsto; pelo Twitter, Dilma ressaltou que o esforço dos brasileiros na busca de oportunidades oferecidas pelo Governo Federal.
 

Para o primeiro semestre deste ano, estão sendo
oferecidas 1.137.936 vagas em 3.631
municípios (Portal Brasil)

A população de baixa renda brasileira dá mais uma demonstração de sua vontade de se qualificar e buscar melhores condições no mercado de trabalho. Em funcionamento desde 2012, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) atingiu a significativa marca de um milhão de matrículas nos cursos voltados ao público do Plano Brasil Sem Miséria. A meta foi alcançada nove meses antes do previsto. Ao todo, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) investiu cerca de R$ 2 bilhões na qualificação dos brasileiros.

No último sábado (8), a presidenta Dilma Rousseff comemorou a marca histórica em seu perfil no Twitter (@dilmabr). “Este recorde demonstra a determinação dos beneficiários do Bolsa Família em aproveitar as oportunidades para transformar suas vidas”, declarou.

Para a presidenta, o número é mais uma prova de que o que o esforço de cada uma das pessoas, o apoio de suas famílias e as oportunidades oferecidas pelos programas do Governo Federal constroem um País cada vez mais justo.

As inscrições envolveram mais de 550 cursos diferentes em 2.806 municípios. Os cursos mais procurados foram de auxiliar administrativo, operador de computador, eletricista instalador predial de baixa tensão, recepcionista e manicure e pedicure. As mulheres se destacam nos cursos de qualificação profissional do Pronatec Brasil Sem Miséria, respondendo por 67% das matrículas.

Para o primeiro semestre deste ano, estão sendo oferecidas 1.137.936 vagas em 3.631 municípios.

Inclusão Produtiva
O Pronatec é uma das ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria, tendo os beneficiários dos programas de transferência de renda como seu principal público. Por meio do programa, a população de baixa renda, mesmo aquelas regiões que historicamente possuem baixo grau de desenvolvimento, tem acesso à qualificação profissional.

Aqueles que participam dos cursos, que são oferecidos gratuitamente, ainda recebem alimentação, transporte e materiais escolares. As capacitações são realizadas em instituições de ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (Senac, Senai, Senar e Senat) e a rede federal e estadual de educação profissional e tecnológica.

Como participar
Para participar do Pronatec Brasil Sem Miséria, é preciso ter no mínimo 16 anos e estar cadastrado ou em processo de inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. As matrículas devem ser feitas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Confira a relação de matrículas no Pronatec Brasil Sem Miséria em cada município

Saiba mais sobre o Pronatec Brasil Sem Miséria

   Leia mais:

Pronatec Brasil Sem Miséria oferece mais de 860 mil vagas neste ano

To top