Proposta de Pinheiro quer unificar serviço de emergência

Aperfeiçoar os serviços de emergência fornecidos pelo Estado brasileiro. Essa é a idéia do senador Walter Pinheiro (PT-BA), com a proposta de criação da rede dos Centros Integrados de Emergências. Entre outras funções, esses centros vão integrar todas as ações de prevenção e socorro nas emergências e catástrofes.

“O Centro Integrado de Emergência deve incorporar uma série de serviços, como ocorre em outros países, onde se tem polícia, bombeiros, ambulâncias, trânsito e o monitoramento dessas ações, todos atuando de forma integrada para atender o cidadão”, explicou o senador em entrevista ao site da Liderança do PT no Senado.

Catástrofes
O senador Walter Pinheiro espera que as recentes situações de catástrofe vividas em diversos estados brasileiros possa acelerar as discussões acerca de um melhor aparelhamento dos órgãos responsáveis pela prevenção de grandes catástrofes. “Esperamos que esses eventos sirvam como alerta”, diz ele. “Já tivemos desastres no Vale do Itajaí,  em Santa Catarina, na região serrana do Rio de Janeiro, em Alagoas, em Pernambuco e agora em Salvador. É importante que a gente possa tratar desse aspecto da defesa civil como uma política importante, voltada para atender a cidadania, mas, lamentavelmente, ainda não temos a cultura de defesa civil”, relatou o senador, alertando para a crescente necessidade de o País contar com uma política de prevenção.

Outro projeto
Na reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT), dia 19 de outubro passado, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) solicitou ao relator do PLS 409/09, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que o projeto fosse retirado da pauta da sessão para a apresentação de alterações ao texto. Pinheiro acrescentou ao projeto original, que se encontra sob análise na CCT, a propsta de criação do Centro Nacional para Prevenção de Desastres Climáticos, que consiste na instalação de estruturas capazes de antever situações de catástrofes climáticas.

Além de convergir diversos setores de apoio a população num período de catástrofe, o senador sugere a criação de um único número de socorro para facilitar que a população tenha um acesso mais rápido ao atendimento de urgência.

“Para esse centro funcionar com eficiência, com a oportunidade de atender a todos, esse centro tem que ter um único número”, destacou Pinheiro

 

 

Ouça a entrevista do senador Walter Pinheiro

{play}images/stories/audio/walter_0911_emergencia.mp3{/play}
Clique com o botão direito para baixar o áudio

Leia mais

Leia o PLS 409/09, que se encontra na CCT, clicando aqui.

Giselle Chassot e Rafael Noronha

To top