Proposta prioriza políticas sociais e não prevê aumento para servidores

Ouça a matéria com o relator do Orçamento, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP)

{play}images/stories/audio/orçamento.mp3{/play}

Clique com o botão direito do mouse para baixar o áudio

Veja o texto para radialistas

LOC: O RELATOR-GERAL DO ORÇAMENTO, DEPUTADO ARLINDO CHINAGLIA APRESENTOU NESTA SEGUNDA-FEIRA O PARECER FINAL NA COMISSÃO MISTA DE PLANOS E ORÇAMENTOS PÚBLICOS E FISCALIZAÇÃO.

LOC: A PROPOSTA QUE SERÁ VOTADA PELO COLEGIADO NA QUARTA-FEIRA NÃO PREVÊ REAJUSTE PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS NEM AUMENTO SUPERIOR A INFLAÇÃO PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS QUE RECEBEM MAIS QUE UM SALÁRIO MÍNIMO. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES.

(REPÓRTER): Segundo o deputado Chinaglia a proposta orçamentária priorizou gastos com políticas sociais e investimentos públicos. No relatório apresentado nesta segunda feira na Comissão Mista de Orçamento o relator argumenta que a recente crise econômica exigiu mais rigor nos gastos com pessoal, o que inviabilizou o aumento dos servidores públicos e um reajuste maior que a inflação para aposentados e pensionistas. Em compensação as despesas com investimentos foram aumentadas em vinte e um bilhões de reais, cerca de trinta por cento em relação à proposta enviada pelo governo. Chinaglia afirmou que procurou ser coerente com o que vinha sendo sinalizado desde o início das discussões sobre o orçamento de 2012.

(DEPUTADO ARLINDO CHINAGLIA): Se desde o primeiro momento nós dizemos que vamos procurar privilegiar investimentos, aquilo que nós podemos chamar de ações sociais, que no que diz respeito a aposentados que ganham até um salário mínimo todos sabíamos que nós aplicaríamos aquilo que a lei já definiu,que vai ter um aumento real significativo. Para o conjunto do funcionalismo, para o conjunto dos aposentados nós colocamos no parecer preliminar a possibilidade de haver algum tipo de atendimento mas que ficou também claro que dependeria de negociações com o governo. Portanto nós procuramos dar um tratamento igual àquilo que dizíamos desde o início.

(REPÓRTER): A saúde foi a área que recebeu maior aumento de recursos. Seis bilhões e trezentos milhões a mais que a proposta inicial enviada pelo Executivo. O relator manteve o valor do salário mínimo em 622 reais e setenta e três centavos em 2012, como inicialmente proposto pela equipe econômica do governo. As receitas e despesas orçamentárias para o ano que vem são de dois trilhões, duzentos e cinqüenta e sete milhões de reais. Desse total seiscentos e cinqüenta e cinco milhões de reais vão para o refinanciamento da dívida pública.

Rádio Senado

To top