Proposta quer taxar luxos e reduzir impostos sobre consumo

:: Assessoria do senador Paulo Rocha17 de outubro de 2019 14:20

Proposta quer taxar luxos e reduzir impostos sobre consumo

:: Assessoria do senador Paulo Rocha17 de outubro de 2019

Quem ganha mais, paga mais impostos. Quem ganha menos, paga menos. Com esse lema, partidos da oposição apresentaram uma proposta alternativa no Congresso Nacional à reforma tributária.

Segundo os parlamentares, a ideia é garantir maiores cobranças sobre bens de luxo, herança e patrimônio, reduzindo os impostos sobre o consumo, que afetam principalmente a população mais pobre do país.

A matéria ainda propõe maiores tributações sobre grandes poluidores, garantindo verbas públicas para incentivar práticas agrícolas sustentáveis. Por isso mesmo, o projeto é chamado de Reforma Tributária Justa, Solidária e Sustentável.

De acordo com o líder do Bloco PT-PROS no Senado, Paulo Rocha, do PT do Pará, os parlamentares da oposição pretendem negociar para que a matéria siga adiante no Congresso Nacional.

“Nós da oposição estamos aqui para ajudar o Brasil a sair desse caos a que levaram o nosso País. Queremos apoiar maneiras de tirar o Brasil da situação econômica calamitosa que não envolve mais impostos para aqueles que ganham menos. Propomos uma reforma tributária que aumente os impostos sobre a renda e o patrimônio, diminuindo de forma equivalente a tributação sobre o consumo. É a garantia de uma arrecadação forte para a União, reduzindo o tributo sobre a população mais pobre”.

As justificativas para o andamento da proposta são dados oficiais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE.

Confira a íntegra da matéria

Leia também