O Partido dos Trabalhadores e a Fundação Perseu Abramo abrem nesta quinta-feira (21) um amplo debate com a sociedade sobre a situação atual do país e as soluções para superar a crise e retomar o desenvolvimento. A iniciativa “Brasil Que o Povo Quer” irá ouvir os brasileiros e brasileiras sobre diferentes temas por meio de uma plataforma digital e também de reuniões presenciais. O lançamento será transmitido ao vivo pelo site e pelo Facebook do PT, a partir das 10 horas.
A construção de um novo projeto para o Brasil contará com três frentes principais de atuação: (1) uma plataforma digital aberta à participação de todas e todos; (2) debates transmitidos ao vivo na internet com a presença de ativistas, estudiosos e estudiosas e integrantes de movimentos sociais; (3) reuniões e debates presenciais nos Diretórios (zonais, municipais, estaduais e nacionais), setoriais e outras instâncias do PT.
“O que é preciso fazer quando a miséria e a fome voltam a crescer no Brasil?” é o primeiro tema em dabte, com participação do presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, e da economista e ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Governo Dilma Tereza Campello. Também participam do lançamento o presidente Lula e a presidenta do partido, senadora Gleisi Hoffmann. A senadora Gleisi destacou em plenário a importância estratégica e o caráter democrático e inclusivo da iniciativa.
Para o senador José Pimentel (PT/CE), “precisamos ouvir a sociedade, os movimentos e as pessoas. A caravana pelo Nordeste foi um exemplo disso. Mas é necessário avançar nas consultas, dar diversidade, usar novas plataformas tecnológicas para alcançar o maior número de pessoas em todo o Brasil. Como partido político que tem projeto de Nação, o PT deve apresentar soluções construídas de forma democrática e participativa. Por isso, o acerto do projeto O Brasil que o Povo Quer”, completa.
O senador Humberto Costa (PT/PE) destacou a importância do debate neste momento em que o país está sob a ameaça de retornar ao “mapa da fome”. Para o senador Paim, “a iniciativa vai ao encontro dos anseios populares, como aconteceu nos governos Lula e Dilma, lembrando o Programa Fome Zero que tirou milhares de gaúchos da desonra e da miséria, devolvendo-lhes dignidade”
Senador José Pimentel (PT-CE)
O projeto em construção será amplamente debatido com os diretórios, em todas as instâncias, com os movimentos e com a população para a construção de um programa que será apresentado à sociedade eao final do processo, em 2018. Os cidadãos e cidadãs poderão participar de encontros presenciais, acompanhar os debates pela internet,apresentar suas próprias ideias e também opinar nas de outras pessoas pela plataforma “Brasil que o Povo Quer”.
Haverá transmissão ao vivo pela TevêFPA, pelo Facebook e pelo portal da instituição.