O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras vai comemorar seus 45 anos de fundação nos dias 21 e 22 de fevereiro na cidade do Rio de Janeiro, com o slogam ‘Raízes no Povo. Olhos no Futuro. O grande evento festivo será realizado no Armazém da Utopia, localizado no bairro da Gamboa, na Zona Central da capital fluminense.
De acordo com a comissão que organiza o evento, a programação ainda está sendo definida, e o PT realiza uma enquete nas redes sociais para receber sugestões de militantes e dirigentes petistas a respeito das comemorações. As sugestões sobre os temas a serem debatidos e as atividades artístico-culturais também podem ser enviadas para o e-mail [email protected]
A proposta é de que o aniversário de 45 anos do PT seja um momento de festa, cultura e gastronomia, sendo que, no primeiro dia, deverão ser realizados debates com temas relacionados ao futuro do partido e à nova sociedade brasileira. Já as atividades do dia 22 de fevereiro serão destinadas a eventos culturais, feira gastronômica, apresentações artísticas, rodas de samba e shows musicais de artistas populares.
Contra injustiças e pela esperança
Segundo o secretário Nacional de Comunicação do PT, deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), no aniversário de 45 anos, o PT vai enaltecer suas raízes de olho para o futuro. “Raízes no Povo. Olhos no Futuro, este é o slogan dos nossos 45 anos de mãos calejadas pelo trabalho, das vozes firmes contra as injustiças e da esperança de um povo que nunca desiste de lutar”, afirma.
Para Jilmar, “cada conquista ao longo desses 45 anos foi guiada por um compromisso inegociável: o povo brasileiro ser o protagonista de sua história. Foi ao lado do Brasil real, dos trabalhadores, das famílias e dos jovens sonhadores, que caminhamos, sempre, transformando sonhos em direitos, ampliando as conquistas para todas as classes, sempre defendendo a democracia, desenvolvimento, soberania e protagonismo internacional”.
Efeito Lula: após 9 anos, Brasil volta a ser país de classe média
O secretário de Comunicação do PT destaca ainda o processo de reconstrução do país retomada pelo presidente Lula em seu terceiro mandato. “Sob a liderança do presidente Lula, pela 3ª vez na Presidência da República, o Brasil voltou, com crescimento que não se mede apenas em números, mas no sorriso à mesa mais farta, com a alegria do emprego ou de uma nova casa”. E completa: “Com o povo em cada passo, construímos progresso, prosperidade, inclusão e justiça social.”
Ao comemorar seus 45 anos de história no cenário político do país, o PT parte agora para “construir um novo salto de crescimento e combater ainda mais privilégios, injustiças e desigualdades. Proteger a democracia, cultura, meio ambiente e fazer a transição energética”, enfatiza o dirigente nacional.